Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram permitirá que você liste seus pronomes de tratamento no perfil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Maio de 2021 às 10h45

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Tudo sobre Instagram

Como forma de combater o preconceito, o Instagram passará a permitir que o usuário defina até quatro pronomes pelos quais deseja ser chamado. O objetivo é garantir a identificação do gênero com o qual a pessoa se enquadra e facilitar a comunicação com os interlocutores. Muita gente tem dúvida de como chamar, por exemplo, uma pessoa transgênero e essa medida pode ajudar.

O anúncio foi feito hoje via Twitter e se estende a todas as contas pessoais, de modo público ou apenas para seguidores — para menores de 18 anos, a identificação será autorizada somente neste modelo. Os pronomes serão exibidos na biografia do perfil, ao lado do nome do usuário.

Continua após a publicidade

Até o momento, o recurso está liberado nos Estados Unidos, mas não há mais detalhes de outros locais em que esta funcionalidade já está rodando. Em testes realizados, o Canaltech não conseguiu acessá-lo em diferentes perfis, o que dá a entender que o Brasil ainda não foi contemplado — usuários brasileiros no Twitter também reclamaram a ausência do serviço por aqui.

A promessa do Instagram é levar os pronomes também para outros países em breve, porém sem data prevista.

Outras redes sociais já fazem isso

Outras plataformas sociais já possuem a opção de adicionar pronomes como forma de promover a diversidade. É o caso do LinkedIn, cuja opção permite aos recrutadores saberem como o candidato gostaria de ser chamado no caso de uma entrevista de emprego, por exemplo. Sites de namoro também já adotaram a prática, em especial aqueles que tem como público-alvo o público LGBTI.

Continua após a publicidade

O Facebook, proprietário do Instagram, já permite essa definição desde 2014, mas isso era limitado aos pronomes “ele, ela e eles”. Com o passar do tempo, isso foi aprimorado e agora é possível usar pronomes, nome social, apelido e outros recursos de identificação. O Instagram deve adotar esse modelo mais aberto de pronomes, o que permitirá ao usuário definir por qual termo prefere ser chamado.

Fonte: Instagram