Instagram planeja Stories mais longos e deve aproximar o recurso dos Reels

Instagram planeja Stories mais longos e deve aproximar o recurso dos Reels

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2021 às 14h36
Geo Uc/Unsplash

O Instagram estaria interessado em prolongar a duração dos stories para até 60 segundos, indica recurso em desenvolvimento encontrado no app. O programador Alessandro Paluzzi revelou uma janela pop-up na plataforma que avisa ao usuário que as publicações temporárias podem durar até um minuto, sem picotar o conteúdo em segmentos de 15 segundos.

Ainda não se sabe quando o recurso começaria a valer para os usuários da plataforma, mas é bem provável que o Instagram distribua o recurso gradativamente quando estiver disponível.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo o Instagram, a mudança pode simplificar a edição do post, já que coloca um vídeo mais longo dentro de um bloco só, em vez de segmentado até o final. Portanto, a ampliação dos Stories pode ser apenas uma adaptação para as tendências mais vivas em publicações nos Stories.

Competição ferrenha com o TikTok

Em agosto, o TikTok começou a experimentar com o formato de publicações no estilo Stories — temporários, com duração mais curta e com destaque em uma aba lateral. Na época, a novidade funcionava quase como um mix entre as publicações comuns e os posts temporários, mas poucos detalhes sobre o recurso circularam pela web.

O recurso vazado do Instagram pode ser uma resposta aos testes do TikTok, já que aproxima ainda mais Stories e o Reels. O que reforça essa teoria é que o Instagram também avalia permitir “curtir” essas publicações efêmeras tal qual faz com posts comuns.

De certa forma, a retirada do "arrasta para cima" dos Stories também pode ser prenúncio de mais novidades no formato. Curtidas, duração mais longa, e navegação por gestos na vertical (agora possíveis, já que não conflitam com links anexados), deixariam os posts temporários bem no estilo do Reels, o que talvez seja a real estratégia do Instagram.

Fonte: Alessandro Paluzzi

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.