Instagram planeja Stories mais longos e deve aproximar o recurso dos Reels
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Instagram estaria interessado em prolongar a duração dos stories para até 60 segundos, indica recurso em desenvolvimento encontrado no app. O programador Alessandro Paluzzi revelou uma janela pop-up na plataforma que avisa ao usuário que as publicações temporárias podem durar até um minuto, sem picotar o conteúdo em segmentos de 15 segundos.
- Instagram vai permitir publicar fotos a partir do PC
- Instagram teria reservado orçamento para atrair e manter jovens na plataforma
- Instagram vai permitir lives agendadas e "treinos" antes da transmissão ir ao ar
Ainda não se sabe quando o recurso começaria a valer para os usuários da plataforma, mas é bem provável que o Instagram distribua o recurso gradativamente quando estiver disponível.
Segundo o Instagram, a mudança pode simplificar a edição do post, já que coloca um vídeo mais longo dentro de um bloco só, em vez de segmentado até o final. Portanto, a ampliação dos Stories pode ser apenas uma adaptação para as tendências mais vivas em publicações nos Stories.
Competição ferrenha com o TikTok
Em agosto, o TikTok começou a experimentar com o formato de publicações no estilo Stories — temporários, com duração mais curta e com destaque em uma aba lateral. Na época, a novidade funcionava quase como um mix entre as publicações comuns e os posts temporários, mas poucos detalhes sobre o recurso circularam pela web.
O recurso vazado do Instagram pode ser uma resposta aos testes do TikTok, já que aproxima ainda mais Stories e o Reels. O que reforça essa teoria é que o Instagram também avalia permitir “curtir” essas publicações efêmeras tal qual faz com posts comuns.
De certa forma, a retirada do "arrasta para cima" dos Stories também pode ser prenúncio de mais novidades no formato. Curtidas, duração mais longa, e navegação por gestos na vertical (agora possíveis, já que não conflitam com links anexados), deixariam os posts temporários bem no estilo do Reels, o que talvez seja a real estratégia do Instagram.
Fonte: Alessandro Paluzzi