Instagram lança serviço de assinatura para criadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2022 às 12h25

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Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
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O Instagram lançou nesta quinta-feira (14) o aguardado recurso de assinatura que oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de conteúdo. O chefe da rede, Adam Mosseri, fez o anúncio oficial em seu perfil no qual ressalta a chegada da novidade após o feedback dos criadores participantes da fase inicial dos testes.

O recurso vai permitir a produção de posts visíveis apenas para assinantes, como ocorre no Onlyfans e no Twitter. Até então, só era possível esconder conteúdos de pessoas pelos Stories, mas estes não davam a opção de lucrar em cima do formato. Com a mudança, posts tradicionais do feed e Reels poderão ser dedicados apenas a quem estiver disposto a pagar.

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Haverá uma nova guia específica nos perfis dos criadores com os conteúdos exclusivos dos assinantes. Essa área será liberada somente para quem pagar o preço da assinatura, o que garantirá a visualização de fotos e vídeos adicionais. Embora o recurso lembre o site adulto mencionado, os conteúdos ainda devem seguir as diretrizes da comunidade, portanto não espere compartilhar nudez, drogas ou violência sem receber punição.

O valor de cada assinatura será definido pelo criador e poderá variar entre US$ 0,99 e US$ 99,00 (cerca de R$ 5,40 a R$ 540 na conversão direta). Como o recurso ainda não chegou oficialmente ao Brasil, não dá para saber quais serão os valores praticados por aqui.

Vantagens de assinar

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Os assinantes ganharão um selo roxo ao lado do nome para indicar apoio a um influenciador. Esse distintivo ajudará a identificá-lo nos comentários e em lives, assim o criador poderá dar uma atenção diferenciada aos seus patrocinadores.

Outra vantagem é a possibilidade de abrir chats em grupo com até 30 assinantes simultaneamente. As conversas ocorrem na caixa de entrada do Insta e funcionarão como as tradicionais mensagens trocadas por Direct. Isso permitirá maior aproximação dos criadores e seus financiadores, além de dar um toque de exclusividade para quem paga.

Se antes o recurso era bastante restrito a criadores parceiros, agora Mosseri promete aumentar gradualmente para dezenas de milhares de pessoas nos Estados Unidos. É provável que a novidade se consolide primeiro na Terra do Tio Sam antes de ser expandida para o restante do mundo.

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“Este é apenas um passo em um caminho muito mais longo para fornecer aos criadores de todos os lugares toda uma gama de ferramentas para ganhar a vida online”, explicou o líder da rede social. Não está claro quando as demais regiões serão contempladas, mas a expectativa para o Brasil são positivas, afinal trata-se de um dos principais mercados da Meta.

Instagram na luta pela atenção

Com cada vez mais foco em vídeos, o que justificaria os testes com visual em tela cheia, o aplicativo do Instagram corre atrás para se manter relevante diante da ameaça do rival TikTok. O serviço de assinatura pode ser um grande atrativo, pois geraria uma renda extra para o criador sem incidência de descontos até 2023, conforme a promessa da Meta.

Por outro lado, obriga a criação de conteúdo exclusiva na plataforma, algo que o Insta perdeu em partes e agora luta para manter. Muitos criadores reaproveitam o conteúdo do TikTok no Kwai, no Twitter e no Instagram — a rede garante que vídeos e fotos exclusivas performam melhor do que os copiados.

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Resta saber se o modelo vai cair nas graças dos criadores e, principalmente, do público. Até o momento, os modelos de assinatura implementados por outros serviços como Twitter, Telegram e Snapchat ainda não decolaram como o esperado.