É verdade que o Instagram vai mostrar quem visitou seu perfil?
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem acessou o seu perfil. A possibilidade começou a ganhar espaço da internet após usuários retuitarem prints de tela que mostram notificações sobre quais contas entraram no seu feed recentemente.
- Instagram testa transformar todos os vídeos em Reels
- Instagram adiciona opção de excluir conta no aplicativo do iOS
Boatos logo se espalharam na internet sobre um suposto experimento envolvendo a rede social que deixou os curiosos preocupados. “Informamos que os rumores do Instagram mostrar as pessoas que visitaram o perfil na aba ‘Atividade’ não são verdadeiros”, explicou um porta-voz da Meta ao Canaltech.
A resposta oficial somente reforça o que muita gente já desconfiava: o Instagram não vai exibir quem acessou sua conta. Tudo não passou de uma mera brincadeira, uma fotomontagem, que saiu do controle.
O Instagram costuma testar recursos em desenvolvimento com pequenos grupos de usuários no intuito de avaliar o uso. Botões, layouts e outras novidades são enviadas para testadores beta antes de chegarem oficialmente para o app estável. Esse hábito fez com que muita gente pensasse ser este o caso em questão.
Quem visitou seu perfil no Instagram
A resposta joga um balde de água fria em quem pensava que o Insta poderia ser tornar um LinkedIn ou um Orkut. O recurso de visualização é polêmico porque desestimula o acesso a perfis, afinal ninguém gostaria de ser tachado de fofoqueiro por "cuidar da vida alheia". Por outro lado, a ferramenta é celebrada por outras pessoas porque pode ajudar a conhecer gente nova, aproximar velhos amigos ou até paquerar com o crush.
Acessar perfis no Instagram é uma prática comum quando você deseja seguir uma pessoa, marca ou empresa. Você entra, vê as fotos e analisa as publicações para saber se é quem procura. Há também o hábito de fãs darem aquela olhadinha no feed de vez em quando para checar conteúdos mais recentes do seu criador de conteúdo favorito.
Com o formato inspirado no TikTok e os vídeos curtos do Reels, a tendência de entrar nos perfis deve aumentar. Isso porque o formato incentiva a descoberta de conteúdos, logo as pessoas devem dar uma visualizar o feed do criador antes de optar pelo follow.
De onde surgiu o boato?
Na verdade, a origem do rumor é atribuída a um criador de conteúdo brasileiro do Twitter o responsável por disseminar a mentira. Goulart, como se identifica, postou um vídeo no TikTok onde explica a tática usada para espalhar a mentira. Veja abaixo:
No conteúdo, diz que "sem querer" acabou enganando mais de 500 mil pessoas e virou notícia. O jovem explica ter feito uma brincadeira com os seguidores, mas o pânico tomou conta dos usuários e o tuíte dele viralizou. Após a repercussão, Goulart apagou o post e pediu desculpas pelo mal entendido.