Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram divulga pista sobre chegada do feed cronológico na rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2022 às 17h21

Link copiado!

Claudio Schwarz/Unsplash
Claudio Schwarz/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram publicou um jogo de caça-palavras com referência a um recurso que chegará em breve à rede social. Pelo Twitter, a plataforma chefiada por Adam Mosseri desafiou os seguidores a encontrar um termo relacionado a "algo que está chegando".

Após alguns palpites, o usuário Max Balzer parece ter matado a charada ao encontrar o termo "chronological" (cronológico, em português), uma clara referência ao tipo de organização de feed baseado nas publicações mais recentes.

Continua após a publicidade

Hoje, as publicações são exibidas conforme o desejo do algoritmo de conteúdo, pautado pela análise automatizada sobre os gostos e preferência do utilizador.

O problema de centralizar o feed em algoritmos é que os grandes criadores são beneficiados. Os robôs tendem a mostrar para as pessoas fotos e vídeos com mais engajamento, portanto quem se sobressai são influenciadores digitais e marcas reconhecidas.

Já o feed cronológico derruba essa limitação para exibir os posts mais recentes publicados. Isso democratiza a rede social porque abre espaço para o usuário ver posts de seus amigos, familiares, pequenas empresas ou criadores em ascensão, desde que tenham acabado de postar algo.

Retorno ao feed cronológico no Insta

Continua após a publicidade

Facebook e Twitter, duas das principais redes sociais do mundo, já permitem que o usuário selecione qual feed mais agrada. O Twitter até cogitou dificultar acesso ao ordenamento cronológico, mas desistiu da ideia após a repercussão negativa.

O próprio Instagram teve o feed cronológico até 2016, mas isso mudou quando a rede implantou o algoritmo de recomendação, ideal para fortalecer os negócios da companhia. Sem a orientação temporal, empresas e criadores dependem da compra de publicidade ou impulsionamentos para ampliar a entrega do conteúdo ao público-alvo.

Este recurso não chega a ser surpresa, pois o chefe da rede social havia antecipado a mudança em uma audiência no senado dos Estados Unidos. Na ocasião, ele prometeu entregar essa solução para quebrar as imensas "bolhas de conteúdo" que muitos usuários ficam restritos, principalmente adolescentes e jovens.

Continua após a publicidade

Mesmo com ferramentas que supostamente davam mais controle ao usuário, como o recurso “Favoritos”, a rede social nunca conseguiu convencer de que o formato por algoritmo era melhor.

Quando chega o feed cronológico no Instagram?

Ainda não está claro como o novo feed deve funcionar, mas é provável que seja uma alternativa não padronizada ao formato atual. Um botão de alternância ou uma configuração no menu provavelmente precisarão ser ativadas para fazer a troca.

No momento em que o TikTok ganha seguidores, a plataforma de fotos e vídeos da Meta segue mais estagnada, sem conseguir emplacar com o público mais jovem e com reclamação de queda na distribuição de conteúdo e baixo engajamento. Apesar disso, estima-se um público de mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, algo que nenhum rival sequer chega próximo.

Continua após a publicidade

Será preciso aguardar mais detalhes do Instagram para saber quando o feed cronológico desembarcará no aplicativo. O prazo de Mosseri era o primeiro trimestre de 2022, portanto dá para esperar algum anúncio nos próximos dias.

Fonte: Instagram