Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram copia o Twitter e promete suporte a NFTs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2022 às 11h03

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta
Tudo sobre Instagram

O Instagram deve oferecer suporte ao uso de tokens não fungíveis (NFTs) em breve. O anúncio foi feito pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, durante a conferência SXSW (South by Southwest), e deixou usuários interessados em saber como tudo deve funcionar em torno dessa funcionalidade.

O proprietário do Insta não entrou em detalhes técnicos, mas disse que os perfis poderão cunhar seus próprios tokens no aplicativo em alguns meses. Se isso for verdade, é possível que a rede social tenha um sistema próprio de exibição e comercialização de NFTs, com suporte a criptomoedas e outras formas de pagamento, como já ocorre em marketplaces especializados.

Continua após a publicidade

A medida poderia aproximar o segmento de artes digitais do público amplo, pouco familiarizado com o conceito de posse de NFTs. Artistas com produções audiovisuais provavelmente se valeriam disso para ganhar mais dinheiro com a venda de seu trabalho.

Como foco em vídeos e fotos, o Instagram pode ser uma excelente plataforma para expandir o negócio de NFTs. Mas a falta de apoio e conhecimento técnico das pessoas, associado aos altos preços de dispositivos de realidade virtual, pesa contra à expansão.

NFTs em expansão?

Em janeiro, o Twitter foi a primeira grande rede social a adotar recursos de NFTs, como o uso das artes como foto de perfil e uma guia para exibição dos itens colecionáveis. A ideia é permitir a vinculação do perfil com a carteira digital do usuário, assim dá para certificar a autenticidade do item direto na blockchain.

Desde o anúncio do seu metaverso, que impactou na mudança de nome da companhia de Facebook para Meta, já havia especulações de uma aproximação com o mundo cripto. Os itens comercializados no ambiente digital proposto pela Meta possivelmente serão no formato de NFTs, daí a necessidade de todos os produtos terem suporte a isso.

Não seria surpresa alguma se o WhatsApp e o Facebook também passassem a ter suporte a NFTs, inclusive para permitir a personalização dos avatares digitais. Outras empresas sociais, como Reddit, OnlyFans e YouTube, também já testam recursos focados em NFTs para suas respectivas plataformas.

Fonte: Gadgets 360