Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram permitirá que pais saibam quanto tempo os filhos passam na rede

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2022 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta
Tudo sobre Instagram

A Meta anunciou nesta quarta-feira (16) que lançará novas ferramentas para dar mais controle aos pais e responsáveis sobre os adolescentes que usam o Instagram e os recursos de realidade virtual da empresa. A ideia é responder às críticas recentes de impactos negativos sobre os jovens e falta de ações mais sólidas para combater abusos.

Os pais poderão ver quanto tempo seus filhos passam no Instagram e definir limites de tempo. Será possível visualizar também quais contas os filhos seguem e quem são os perfis que acompanham a rotina dos pequenos.

Continua após a publicidade

Por enquanto, os adolescentes precisarão ativar o controle dos pais no aplicativo do Instagram, o que obviamente pode criar um conflito. A partir de junho, os responsáveis poderão iniciar a supervisão do uso por meio do app e do site para computador, embora ainda seja necessária a aprovação do pedido pelos jovens.

O Instagram disse que também lançará mais ferramentas nos próximos meses, como a capacidade de os pais definirem as horas que seus adolescentes podem navegar no Instagram. Mais de um responsável também poderá supervisionar a conta do Instagram de um adolescente.

Essas adições serão acessíveis por meio da Central da Família, na qual tudo será organizado para facilitar o uso. Nesta área, estão disponíveis vídeos e artigos para ajudar os adultos a conversar com crianças e adolescentes sobre o uso consciente das redes sociais. Esses conteúdos serão liberados nos Estados Unidos ainda hoje, mas só devem ser expandidos para os demais países nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Controle para RV

Uma das maiores preocupações é com a chegada do metaverso e o controle das atividades no ambiente virtual. Embora seja projetado para trabalho, socialização e compras, o metaverso também será um solo fértil para pornografia, sexo virtual, assédio, aliciamento de menores e outras práticas indevidas — como já ocorre atualmente, inclusive.

Hoje, a Meta recomenda no mínimo 13 anos para usar seu headset de realidade virtual Oculus RV, mas não há nenhuma ferramenta de verificação da idade. Para solucionar isso, a empresa deve lançar ferramentas de supervisão em realidade virtual, assim será possível bloquear automaticamente adolescentes que tentem baixar ou acessar apps inadequados para sua faixa etária.

Os pais conseguirão aplicar bloqueios em conteúdos que acharem inapropriados também. Como cada adolescente tem um nível de maturidade, caberá aos progenitores definirem se seus filhos podem ou não ser submetidos a cenas de violência, com autonomia para a tomada de decisão.

Continua após a publicidade

A ideia deve ser parecida com a pegada do Instagram: um painel centralizado no aplicativo móvel da Oculus para gerenciar essas ferramentas. Algumas opções já devem estar funcionais a partir de abril, mas a expectativa é de mais adições ao longo dos próximos meses.

Fonte: Meta