Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Função editar do Twitter tem novas imagens vazadas; veja prints

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2022 às 10h32

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O botão de editar tuítes já publicados é uma funcionalidade pedida desde o início do Twitter, mas agora parece estar próximo do lançamento. O desenvolvedor Nima Owji usou técnicas de engenharia reversa para mostrar como o recurso pode funcionar.

Um conjunto de prints de tela publicados por Owji revelam a existência de um cronômetro para fazer as alterações necessárias. No atual momento, o Twitter daria 30 minutos para editar um tuíte já publicado — esse prazo já foi de uma hora. Ainda não está claro o prazo seria contado a partir da publicação original ou se ele seria renovado a cada ajuste feito.

Continua após a publicidade

Essa ideia do tempo é uma adição exclusiva da rede social do passarinho, pois os rivais não têm nada parecido. O Facebook permite que você edite qualquer postagem, mas mostra uma etiqueta "editado" para ressaltar a mudança. O Instagram, que também é controlado pela Meta (empresa-mãe do Facebook), exibe marcação semelhante se você trocar uma legenda após ser publicada — rumores dizem até que isso reduz o alcance.

Editar sem interações

Após alterar o conteúdo de um post, será impossível curtir, retuitar ou responder à versão antiga. Os botões ganham coloração cinza e fica impossível executar qualquer ação neles. Portanto, o que foi feito no passado será tratado como se fosse um tuíte excluído.

Continua após a publicidade

Não está claro se o tuíte ajustado será mostrado na timeline como algo novo, uma espécie de republicação. Possivelmente a estrutura da rede social precisaria ser modificada para lidar com edições, logo a plataforma pode lidar com o ajuste apenas criando link inédito.

Logo abaixo do tuíte modificado, haverá uma etiqueta com o dia e horário de modificação, seguido por aviso para avisar que aquela é uma versão recente de uma publicação. Ao lado, um link "See the latest" (Veja o mais antigo, em tradução livre) deve exibir o original.

Histórico de tuítes

No começo de maio, a engenheira de software Jane Manchun Wong havia publicado prints da sua descoberta sobre um registro de publicações. Segundo ela, o Twitter manteria uma versão original do tuíte e mostraria todas as edições feitas antes da versão final. Neste caso, a mídia social criaria um tuíte com um número de identificação diferente, como se fosse um post inédito.

Continua após a publicidade

Manter esse histórico parece ser algo importante para a rede social criada por Jack Dorsey, já que todos os testes recentes apresentam tal recurso. A justificativa para isso é seria que os desenvolvedores não querem ninguém dando uma espertinho para trocar totalmente o conteúdo de um post no intuito de prejudicar os demais usuários.

Imagine se uma autoridade de saúde curte um post que defende a eficácia das vacinas contra a covid-19 e depois o autor troca para algo oposto. Essa pessoa que curtiu aquilo poderia ser socialmente questionada por dar o aval a uma publicação antivax.

Até o momento, parece que a capacidade de editar tuítes deve mesmo ser reservada para assinantes do Twitter Blue. Não há uma estimativa sobre quando a novidade deve chegar nem detalhes oficiais, mas muita gente não vê a hora de poder corrigir erros de digitação ou coisas assim sem precisar apagar e recomeçar a edição do zero.

Continua após a publicidade

Fonte: Nima Owji