"Feliz dia internacional da tela azul": apagão cibernético rende memes no X
Por Bruno De Blasi |
O apagão cibernético resultou em diversos relatos publicados no X (ex-Twitter) nesta sexta-feira (19), mas as discussões não pararam por aí. Ao longo da manhã, usuários publicaram memes para retratar a falha no antivírus da CrowdStrike que causou tela azul em diversos computadores com Windows.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- CrowdStrike, tela azul e Windows: entenda apagão cibernético desta sexta
Não à toa, quando ainda era madrugada no Brasil, um post em inglês se destacou na rede social de Elon Musk: “feliz dia internacional da tela azul 😍”. E era tanta tela azul que algumas pessoas ficaram vidradas nos memes do apagão cibernético no X ao ponto de não conseguir trabalhar.
Veja alguns memes publicados nesta sexta-feira (19):
Leia mais sobre o caso:
- Apagão cibernético afeta aeroportos, bancos e serviços online ao redor do mundo
- Falha que derrubou serviços online não é ataque cibernético, diz CrowdStrike
- CrowdStrike, tela azul e Windows: entenda apagão cibernético desta sexta
- Apagão cibernético provoca caos em aeroportos do Brasil e do mundo
- Apagão: aeroportos atuam “à moda antiga” pelo mundo; veja relatos
- Bradesco, Next e mais: bancos relatam instabilidade após apagão cibernético
- Recuperação de alguns sistemas pode demorar, diz CEO da CrowdStrike após apagão
Entenda o caso
Os memes são uma resposta à pane global que atingiu computadores com Windows na manhã desta sexta-feira (19). O caso teve início após uma atualização no antivírus da CrowdStrike, responsável pela falha que causou a temida tela azul, erro também conhecido como BSOD, e impediu o uso dos dispositivos.
Como resultado, sistemas de aeroportos, bancos e demais setores pararam de funcionar ou apresentaram instabilidade. Não à toa, alguns passageiros receberam passagens de avião escritas à mão para manter a operação funcional.
Logo pela manhã, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou em seu perfil do X que a empresa já tinha uma solução para a falha e que estava trabalhando junto com os clientes para mitigar os impactos do incidente.
O executivo também ressaltou que o problema não foi causado por um ataque cibernético e que a recuperação de alguns sistemas pode demorar.