Apagão: aeroportos atuam “à moda antiga” pelo mundo; veja relatos
Por Vinícius Moschen |
O apagão cibernético que afeta vários serviços pelo mundo nesta sexta-feira trouxe consequências diretas para aeroportos e bancos pelo mundo. Relatos de pessoas que usam estes serviços mostram que, com a queda dos sistemas, foi necessário voltar a métodos manuais.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Bradesco, Next e mais: bancos relatam instabilidade após apagão cibernético
Na Índia, por exemplo, aeroportos passaram a emitir cartões de embarque com informações escritas à mão:
Até mesmo a tela de chegadas e partidas também precisou ser substituída por um quadro branco, também na Índia:
Situações semelhantes são relatadas em outros aeroportos pelo mundo:
Instabilidades são vistas também no Brasil, em que as principais empresas aéreas precisam emitir documentos de forma manual:
Os problemas também são vistos em outros ambientes corporativos, em que sistemas completos passaram a mostrar a temida “tela azul” do Windows:
Bancos com instabilidades
- Falha que derrubou serviços online não é ataque cibernético, diz CrowdStrike
- CrowdStrike, tela azul e Windows: entenda apagão cibernético desta sexta
Os bancos também têm sido bastante afetados no Brasil, especialmente em nomes como o Banco Pan, Neon, Bradesco e Next (também pertencente ao grupo Bradesco). No entanto, até o momento não há uma ligação oficial entre o apagão e as quedas dos bancos.
O apagão cibernético foi causado por uma falha no software da firma de segurança CrowdStrike, e fontes oficiais afirmam que não se trata de um ataque. Além disso, o CEO da empresa George Kurtz já confirmou que está trabalhando diretamente com clientes afetados para implantar correções.