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Apagão cibernético afeta aeroportos, bancos e serviços online ao redor do mundo

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Anete Lūsiņa/Unsplash
Anete Lūsiņa/Unsplash

Uma pane em computadores com Windows impediu as operações de aeroportos, bancos, hospitais e uma série de serviços digitais no Brasil e em outros países na manhã desta sexta-feira (19). O problema está relacionado a uma falha na atualização do programa de antivírus Falcon da CrowdStrike, distribuída recentemente aos terminais. Em nota, o CEO da firma de cibersegurança reforçou que o caso não está ligado a um ataque cibernético.

Após o update do programa, computadores com a solução instalada passaram a exibir a famosa “tela azul”, erro também conhecido como BSOD, que impede a inicialização do sistema operacional.

Devido ao bug, companhias espalhadas pelo mundo não conseguiram utilizar os seus dispositivos, dificultando as operações de estabelecimentos comerciais.

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Em nota ao Canaltech, a Microsoft disse que estava ciente da falha e orientou a seguir as instruções da CrowdStrike. Confira o posicionamento na íntegra:

Estamos cientes de um cenário em que os clientes enfrentam questões com suas máquinas, causando uma verificação de bug (tela azul) devido a uma atualização recente do CrowdStrike. Recomendamos que os clientes sigam as orientações fornecidas pela CrowdStrike.

A Microsoft também disse que apoiou "ativamente" os seus clientes para auxiliar na recuperação dos sistemas.

Leia mais sobre o caso:

Filas em aeroportos

Aeroportos de vários países registraram enormes filas devido à queda dos sistemas. Algumas companhias aéreas também cancelaram voos.  

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Com o problema, aeroportos passaram a utilizar métodos manuais, como emitir cartões de embarque com informações escritas à mão. Na Índia, funcionários utilizaram um quadro branco para substituir a tela com informações sobre chegadas e partidas. 

Devido ao bug, até os monitores da Disneylândia, nos Estados Unidos, apresentaram problemas.

Bancos passam por instabilidade

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Além dos aeroportos, clientes de bancos ao redor do mundo também relataram dificuldades para utilizar os serviços online. 

O site Downdetector, plataforma colaborativa para reportar problemas de sites, apps e mais, mostrava que correntistas dos bancos Bradesco, Pan, Neon e Next enfrentaram uma instabilidade ao utilizar as plataformas.

Falha após atualização

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O problema na atualização que ocasionou a pane global foi confirmado às 6h45 pelo fundador e CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em seu perfil do X (ex-Twitter).

Na publicação, o executivo informou que a empresa trabalha ativamente com os clientes afetados pelo defeito encontrado em uma "única atualização de conteúdo” para Windows.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, reforça o CEO. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site.”

Kurtz ainda afirmou que a falha não atingiu dispositivos com macOS e distribuições Linux e recomenda que as organizações mantenham contato com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. 

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O executivo também informou em uma entrevista que a recuperação de alguns sistemas pode demorar.