Apagão cibernético afeta aeroportos, bancos e serviços online ao redor do mundo
Por Bruno De Blasi | •
Uma pane em computadores com Windows impediu as operações de aeroportos, bancos, hospitais e uma série de serviços digitais no Brasil e em outros países na manhã desta sexta-feira (19). O problema está relacionado a uma falha na atualização do programa de antivírus Falcon da CrowdStrike, distribuída recentemente aos terminais. Em nota, o CEO da firma de cibersegurança reforçou que o caso não está ligado a um ataque cibernético.
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Após o update do programa, computadores com a solução instalada passaram a exibir a famosa “tela azul”, erro também conhecido como BSOD, que impede a inicialização do sistema operacional.
Devido ao bug, companhias espalhadas pelo mundo não conseguiram utilizar os seus dispositivos, dificultando as operações de estabelecimentos comerciais.
Em nota ao Canaltech, a Microsoft disse que estava ciente da falha e orientou a seguir as instruções da CrowdStrike. Confira o posicionamento na íntegra:
Estamos cientes de um cenário em que os clientes enfrentam questões com suas máquinas, causando uma verificação de bug (tela azul) devido a uma atualização recente do CrowdStrike. Recomendamos que os clientes sigam as orientações fornecidas pela CrowdStrike.
A Microsoft também disse que apoiou "ativamente" os seus clientes para auxiliar na recuperação dos sistemas.
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Filas em aeroportos
Aeroportos de vários países registraram enormes filas devido à queda dos sistemas. Algumas companhias aéreas também cancelaram voos.
Com o problema, aeroportos passaram a utilizar métodos manuais, como emitir cartões de embarque com informações escritas à mão. Na Índia, funcionários utilizaram um quadro branco para substituir a tela com informações sobre chegadas e partidas.
Devido ao bug, até os monitores da Disneylândia, nos Estados Unidos, apresentaram problemas.
Bancos passam por instabilidade
Além dos aeroportos, clientes de bancos ao redor do mundo também relataram dificuldades para utilizar os serviços online.
O site Downdetector, plataforma colaborativa para reportar problemas de sites, apps e mais, mostrava que correntistas dos bancos Bradesco, Pan, Neon e Next enfrentaram uma instabilidade ao utilizar as plataformas.
Falha após atualização
O problema na atualização que ocasionou a pane global foi confirmado às 6h45 pelo fundador e CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em seu perfil do X (ex-Twitter).
Na publicação, o executivo informou que a empresa trabalha ativamente com os clientes afetados pelo defeito encontrado em uma "única atualização de conteúdo” para Windows.
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, reforça o CEO. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site.”
Kurtz ainda afirmou que a falha não atingiu dispositivos com macOS e distribuições Linux e recomenda que as organizações mantenham contato com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais.
O executivo também informou em uma entrevista que a recuperação de alguns sistemas pode demorar.