Bradesco, Next e mais: bancos relatam instabilidade após apagão cibernético
Por Guilherme Haas |
Alguns bancos e fintechs no Brasil enfrentaram dificuldades em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético que impactou diversas regiões do mundo. O site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, registrou problemas em algumas instituições financeiras com operações no país, incluindo Bradesco, Banco Pan, Neon e Next.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apagão cibernético afeta aeroportos, bancos e série de serviços online ao redor
- Apagão cibernético provoca caos em aeroportos do Brasil e do mundo
Informações preliminares indicam que o problema estaria relacionado à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital. Outros bancos e fintechs estrangeiros também tiveram impacto com o “apagão”.
- CrowdStrike, tela azul e Windows: entenda apagão cibernético desta sexta
- Falha que derrubou serviços online não é ataque cibernético, diz CrowdStrike
Comentários nas redes sociais
Nas redes sociais, diversos clientes expressaram suas frustrações e comunicaram outros usuários sobre o problema, informando que os aplicativos estavam inacessíveis e relatando dificuldades de realizar login e pagamentos. Veja comentários:
Respostas dos bancos
O Canaltech entrou em contato com os bancos e instituições financeiras afetadas pelo apagão desta sexta-feira e obteve os seguintes posicionamentos:
Em nota, o Bradesco informou que: "Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente".
Por sua vez, o Banco Pan comunicou que: "Nesta madrugada (19), o aplicativo do PAN foi impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos. O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento".
Já o Banco Central do Brasil destacou que seus sistemas, incluindo o Pix, funcionam normalmente na manhã desta sexta-feira.
Veja também relatos sobre como os aeroportos atuam “à moda antiga” pelo mundo durante o apagão.