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Facebook testa exibir Reels do Instagram para acirrar disputa com o TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Agosto de 2021 às 15h40

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Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
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Após copiar o Snapchat com os Stories e o TikTok com o Reels, o Facebook dá mais um passo para tentar minar seus concorrentes. A rede social de Mark Zuckerberg levará o formato de vídeos curtos para o feed de notícias da plataforma. Essa integração já existia no Instagram, mas é inédita no sistema do Facebook, que também conta com os Stories.

A principal mudança deve ser a possibilidade de transpor os vídeos curtos para grupos da rede, o que pode potencializar o alcance dos conteúdos. Os materiais poderão ser produzidos de forma exclusiva para os membros ou apenas compartilhados por lá, como já ocorre hoje com os vídeos tradicionais.

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Neste primeiro momento, a novidade será restrita a testes apenas nos Estados Unidos e será chamada Facebook Reels. Antes, os desenvolvedores haviam feitos testes pontuais na Índia, México e Canará, porém com um público bastante restrito.

A ideia é permitir também a criação dos vídeos curtos pelo próprio Facebook. A plataforma deve adicionar botões em vários locais distintos para facilitar a produção do "novo formato" no Feed de Notícias, enquanto assiste a Reels ou ao tocar na área específica destinado a eles, na parte superior da interface.

Algoritmo de recomendação específico

Haverá também um algoritmo de recomendação do Facebook que poderá sugerir conteúdos indicados ao seu perfil, conforme as páginas que curte, suas preferências e interações recentes. No mais, não há tanta diferença entre o formato do Insta para o do Face.

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Usuários devem contar com um conjunto padrão de ferramentas de criação herdadas do Instagram, como a captura de vídeo, seleção de música, importação de imagens do rolo de câmera e textos cronometrados. Se quiser, dá para escolher uma música direto da biblioteca do Facebook, gravar um áudio original ou até pegar de outro usuário, caso o Reels dele esteja definido como público.

Tal qual no Instagram, há uma variedade de efeitos e ferramentas de edição, com filtros, adesivos, hashtags, aceleração de vídeo e um punhado de coisas já conhecidas dos usuários. A parte mais "inovadora" é a possibilidade de usar efeitos de realidade aumentada criada pelo Facebook ou por desenvolvedores terceirizados, embora muitos deles também sejam acessíveis na outra rede social.

Em busca de uma identidade própria

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Apesar disso, o Facebook Reels ainda não tem funções mais recentes, como o modo Remix (a versão adaptada do "Dueto" do TikTok). A interface inicial será idêntica ao Reels original, até para não causar muita estranheza, mas a empresa planeja de deixá-la diferente com o passar do tempo, conforme o feedback do usuário.

Reels já publicados devem ser armazenados em uma guia exclusiva para rever as criações anteriores, inclusive os produzidos por seus amigos ou publicados em grupos e páginas de interesse. Neste caso, eles vão funcionar como uma postagem tradicional e poderão ser acessados, visualizados, compartilhados e comentados a qualquer momento.

Resposta do Facebook à ameaça do TikTok, o Reels foi um formato criado especificamente para o Instagram e lançado no começo do ano. Embora tenha se tornado popular por lá, em parte por conta do maior engajamento, não foi o suficiente para frear o crescimento meteórico do concorrente, tanto que a rede social chinesa já desbancou o Facebook em número de downloads.

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Com o Facebook Reels, a rede pretende alcançar um público diferente daqueles do Instagram, na incessante busca por tornar os vídeos curtos mais populares. Se a estratégia vai dar certo, ainda não há como saber, mas a plataforma caminha rumo a uma possível convergência entre serviços, já que ambos estão cada vez mais similares.

Fonte: TechCrunch