Facebook F8 2018: destaques do primeiro dia do evento da rede social

Por Joyce Macedo | 01 de Maio de 2018 às 19h15
Tudo sobre

Facebook

Durante os dias 01 e 02 de maio de 2018, acontece em San Jose, na Califórnia, a conferência para desenvolvedores do Facebook, a F8. Esta é uma edição especial do evento, pois o momento é extremamente delicado para a rede social, que enfrenta diversas acusações sobre uso irregular dos dados de seus usuários.

No primeiro dia da F8, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, abriu seu discurso falando sobre a responsabilidade da empresa perante a criação de ferramentas poderosas, e como cuidar para que elas sejam usadas apenas para o bem. Em seguida, foi hora de começar a apresentar as novidades dos grandes serviços que fazem parte da empresa: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e Oculus.

Confira os principais destaques apresentados no primeiro dia da F8 2018:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Facebook

Limpar histórico

Pouco antes de subir ao palco do evento, Mark Zuckerberg usou seu perfil no Facebook para anunciar que a empresa estava trabalhando em uma ferramenta que vai permitir aos usuários limpar o seu histórico de navegação na rede social. A novidade vai funcionar de maneira parecida ao que acontece nos navegadores web e o recurso ainda não tem data de lançamento.

App de relacionamento

O Facebook decidiu entrar no mundo dos aplicativos de relacionamento ao anunciar o Dating, seu recurso para paquera no aplicativo do Facebook. A novidade nos lembra o Tinder, mas aproveita de recursos já existentes na rede social. No entanto, a discrição e privacidade parecem estar garantidas, uma vez que será possível criar um perfil de namoro separado do perfil do Facebook e o que as pessoas fazem dentro do recurso de namoro não será mostrado para seus amigos. Os usuários ainda poderão descobrir outras pessoas com interesses parecidos por meio de seus Grupos ou Eventos.

Facebook Dating (Imagem: Reprodução / The Verge)

A novidade também ainda não tem data de lançamento.

Grupos

Uma nova aba de Grupos será adicionada ao Facebook, facilitando a interação dos usuários com os grupos que participa, além de permitir a descoberta de novos grupos do seu interesse.

Instagram

Realidade Aumentada

Agora os criadores de conteúdo poderão usar o AR Studio – e a criatividade – para criar filtros e outros recursos a partir da realidade aumentada, oferecendo experiências exclusivas para seus seguidores.

Chat por vídeo

O chat por vídeo chegou ao Instagram. O recurso estará disponível no Instagram Direct e funcionará em conversas entre duas pessoas e também em grupo. Para isso, basta clicar no ícone de câmera localizado na parte superior de uma mensagem direta. A novidade será lançada globalmente dentro de algumas semanas.

Maior integração no Stories

O Facebook disse que agora será muito mais fácil compartilhar conteúdos de outros aplicativos no Instagram Stories, incluindo músicas do Spotify e imagens de uma GoPro. Para isso, é só clicar no botão de compartilhamento no aplicativo do serviço de streaming de músicas ou da câmera de ação para editar o conteúdo e enviá-lo para sua história na rede social.

Novo "Explorar"

O Instagram vai ganhar uma versão redesenhada da aba que permite explorar novos conteúdos na plataforma. A navegação agora será organizada por tópicos, de maneira personalizada para cada usuário, facilitando a busca por imagens de temas específicos. A novidade será lançada nas próximas semanas.

Novo "Explore" do Instagram (Foto: Instagram / Divulgação)

WhatsApp

Vídeos em grupo e stickers

O WhatsApp agora terá duas novidades que devem agradar ao público: a possibilidade de inserir stickers (adesivos) nas mensagens e a realização de videochamadas em grupos, o que permitirá conversar com mais de uma pessoa por vídeo ao mesmo tempo.

Oculus

O headset de realidade virtual da Oculus está disponível para compra a partir de hoje por US$ 199 em 23 países. O aparelho oferece mais de 1.000 aplicativos, jogos e outras experiências disponíveis já no seu lançamento.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.