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Facebook encerra plataforma de podcast menos de 1 ano depois do lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2022 às 15h10

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Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
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O Facebook decidiu encerrar oficialmente sua plataforma de podcast menos de um ano após o lançamento. Os criadores não poderão mais enviar programas para o serviço a partir desta semana e tudo será descontinuado completamente em 3 de junho.

Segundo o site The Verge, a mudança faz parte de uma reavaliação ampla dos produtos de áudio do Facebook. A rede social fechará tanto o Soundbites quanto o recurso Live Audio Rooms, criado para rivalizar com o Clubhouse, ambas utilizadas como complementos do Facebook Live.

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No caso do Soundbites, a ideia era criar uma espécie de "TikTok de áudio", com trechos curtos extraídos das salas de chat ao vivo. Já as Live Audio Rooms serviam para conversar por voz em tempo real, mas também eram ideias para criação de podcasts, pois tinham suporte a múltiplos palestrantes e plateia.

Consultado pelo Canaltech, um porta-voz do Facebook disse que as mudanças “simplificariam” as ofertas de áudio da empresa. “Após um ano de aprendizados com experiências em áudio, decidimos simplificar o conjunto de ferramentas de áudio disponíveis no Facebook. Estamos integrando as Salas de Áudio ao Vivo ao Facebook Live e descontinuaremos nossos outros produtos de áudio. Estamos constantemente avaliando os recursos que oferecemos para que possamos nos concentrar nas experiências mais significativas”, concluiu.

O curioso é que os dois serviços só foram lançados amplamente em alguns mercados específicos, como os Estados Unidos e parte da Europa. O Brasil, por exemplo, pouca gente teve contato com as ferramentas de áudio — o que provavelmente não faria muita diferença, porque o formato também não se firmou por essas bandas.

Fim do Live Audio Rooms e Soundbites

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Apesar de precoce, o encerramento não chega a ser uma surpresa. Nos últimos dois anos, o mercado de áudio via internet teve um boom, não somente pelo crescimento da popularidade dos podcasts, mas também com ferramentas como o Clubhouse e depois com o Twitter Espaços. Isso fez com que vários concorrentes desenvolvessem soluções próprias, entre os quais estava o Facebook.

A rede até cogitou pagar para criadores de conteúdo migrarem para sua plataforma, mas aparentemente isso não evoluiu. A ideia era integrar o recurso também com o Instagram, mas a empresa preferiu ver se o formato se firmaria primeiro no Face.

A tendência dos podcasts ainda sem mantém forte, mas as conversas ao vivo por voz parece terem sido uma moda passageira. Com queda na arrecadação, a Meta prometeu ser mais cautelosa com seus investimentos para evitar prejuízos. A equipe do Facebook testou e viu que não valia a pena destinar dinheiro, equipe e esforços para manter um serviço que provavelmente não caiu (nem vai cair) no gosto dos usuários.

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Fonte: The Verge