Facebook apoia projetos brasileiros para combater desinformação e fake news
A edição impressa de março da revista da Wired traz em sua capa uma imagem de Mark Zuckerberg com o rosto machucado e cheio de hematomas. Pelas mão do artista Jake Rowland, a imagem foi desenvolvida com o intuito de retratar os golpes que Zuckerberg anda levando de seus críticos, principalmente no que tange à polêmica sobre o papel que o Facebook teve na eleição de Trump.
Para quem não lembra, contas falsas russas compraram mais de US$ 100 mil em anúncios na rede social e veicularam desinformação para facilitar a eleição do então presidente dos Estados Unidos da América.
Entretanto, o machucado mas não vencido Zuckerberg está correndo para amenizar o prejuízo, e firmou parceria com duas iniciativas brasileiras para prevenir o compartilhamento endêmico de notícias inverídicas e seus catastróficos desdobramentos.
O primeiro dos projetos brazucas apoiados pelo titio Zuck é o Vaza, Falsiane!, desenvolvido por Leonardo Sakamoto, Rodrigo Ratier e Ivan Paganotti. Com nome engraçadinho, trata-se de um curso gratuito e aberto que incentiva a adoção de posturas mais críticas na hora de compartilhar conteúdos nas redes sociais.
O segundo projeto a receber o apoio do Facebook é o chatbot Fátima, que deve atuar no Messenger, alertando os usuários da rede social a validar as informações por eles mesmos, incentivando a pesquisa de tópicos de forma mais aprofundada.
Vale lembrar que a preocupação de Zuckerberg em relação ao Brasil deve ser redobrada devido às eleições presidenciais que ocorrerão neste ano.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.