Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Enquete: você é a favor de um app do Instagram exclusivo para crianças?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Outubro de 2021 às 15h40

Link copiado!

Andrea Piacquadio/Pexels
Andrea Piacquadio/Pexels
Tudo sobre Instagram

O passo atrás dado pelo Instagram parecia ter posto um fim à ideia de construir uma rede social exclusiva para crianças, mas parece que não é bem isso. Muita gente tinha atribuído a desistência à publicação de uma série de documentos internos por veículos de imprensa do mundo, que mostravam relatórios do Facebook sobre o impacto das plataformas sociais da companhia em crianças e adolescentes.

Em entrevista recente ao jornal The Washington Post, o Head do Instagram, Adam Mosseri, disse que a versão infantil da sua rede é "a coisa certa a fazer". Ainda que não tenha revelado a pretensão de retomar o projeto por agora, fica claro na fala do executivo a intenção de dar vida em algum momento no futuro.

A proposta se tornou alvo de autoridades e ativistas de diversas partes do mundo, com uma manifestação negativa recente da Associação Nacional de Procuradores-Gerais (NAAG), dos Estados Unidos. Antes, uma coalizão internacional de 35 entidades atuantes na defesa dos direitos da criança convocou o Instagram a descartar seus planos.

Continua após a publicidade

O anúncio da suspensão do desenvolvimento ocorreu no final de setembro e coincidiu com o auge das matérias críticas à companhia, acusada de saber o quão nociva é para meninas adolescentes e não ter agido. Segundo pesquisas internas, a rede ajuda jovens a descobrir problemas psicológicos e até ajuda a superá-los em alguns cenários, mas, por outro lado, intensifica vários sentimentos negativos, como a insatisfação com o próprio corpo.

Hoje, a idade mínima para criar uma conta no Instagram é de 13 anos, mas muitas crianças estão por lá porque a rede apenas solicita o preenchimento da data de nascimento, sem a necessidade comprovação da idade real. É só retroceder alguns anos no nascimento e qualquer pessoa pode adentrar, fato este que seria o maior motivador para Mosseri defender a versão exclusiva.

Sistema de verificação falho

Continua após a publicidade

O Facebook usa uma inteligência artificial para encontrar pistas deixadas pelos menores de idade para identificar quem burla a idade mínima, como comentários em posts de aniversários e o tipo de conteúdo acessado. É provável que a rede também tenha alguns outros artifícios não divulgados para ajudar nessa detecção, mas a verdade é que ela é insuficiente para evitar o ingresso de jovens no Instagram.

Na entrevista, Mosseri declarou acreditar que a versão infantil do aplicativo seria útil porque entregaria aos pais o controle e a vigilância sobre a atividade dos filhos na web. A ideia parece, portanto, tirar a responsabilidade dos ombros do Instagram e repassar quase que exclusivamente aos responsáveis. O executivo também afirma ser necessário melhorar a verificação de idade, com alguma técnica relacionada ao sistema operacional em si e não no app.

Essa fala dá a entender que a rede poderia usar recursos do Android ou do iOS para identificar usuários, como biometria, microfone e câmera. Isso seria uma solução dificultadora do cadastro, mas nada garante que a criança não possa pedir para uma pessoa mais velha fazer a verificação e continuar a usar o sistema normalmente.

Continua após a publicidade

Quem garantirá uma rede segura?

O maior temor quanto de uma rede exclusivamente para crianças é a centralização de um público-alvo muito suscetível a golpes. Se eles já conseguem aliciar jovens em plataformas amplas, imagine ter um lugar onde sabidamente só existem menores de 13 anos? Seria um prato cheio para a ação de estelionatários e pedófilos, caso não haja um sistema rígido de verificação.

É por isso que associações de proteção e defesa dos direitos das crianças, bem como de pais e responsáveis, se mostram tão preocupados com a iniciativa. Todas as ponderações fazem sentido: se há como mentir sobre a idade para entrar no Instagram original, porque não daria para fazer o mesmo na versão kids?

Responda à enquete

Continua após a publicidade

São todos esses fatores que fazem as pessoas se perguntar se o Instagram Kids é uma boa ideia. O Canaltech está com uma enquete no Twitter que pretende ouvir a sua opinião sobre essa polêmica: você é a favor de um app do Instagram exclusivo para crianças?

Vote agora e deixe o CT saber o que você pensa.