Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 dicas para deixar o Twitter menos tóxico

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2022 às 08h00

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter é uma das principais redes sociais do mundo, mas, infelizmente, também é conhecido por ser um ambiente bem tóxico. Muitos usuários parecem estar permanentemente armados para criar confusão, organizar cancelamentos, massacrar opinião alheia ou atacar desafetos. Mas há algumas medidas que você pode tomar para deixar a sua linha do tempo mais saudável.

Diante de tanta negatividade dos últimos anos, os desenvolvedores da rede social de microblogging decidiram trazer ferramentas para ofertar um mínimo de privacidade, segurança e proteção contra tanta toxidade. Para quem deseja apenas interagir e se divertir, sem entrar em conflitos ou precisar lidar com trolls, a plataforma disponibiliza uma série de recursos.

O Canaltech listou 7 dicas para deixar o Twitter menos tóxico. Confira:

Continua após a publicidade

7. Silenciar uma conversa

É relativamente comum você cair de paraquedas em uma conversa porque foi marcado por um amigo ou desconhecido. Algumas empresas também possuem o hábito de marcar pessoas aleatoriamente em posts para aumentar o engajamento. Às vezes, isso é bacana porque permite uma interação boa, mas em outros casos pode ser bastante inconveniente.

Este recurso é útil para parar de receber notificações sobre uma thread específica. Você não vai bloquear a pessoa que o marcou nem silenciá-la eternamente, mas deixará de ver quando outras pessoas interagiram com o conteúdo. Isso também não afetará a relação com o autor da publicação, que ainda poderá marcá-lo novamente em outra situação.

Continua após a publicidade

A solução para isso é silenciar uma conversa no Twitter:

  1. Clique no tuíte que deseja silenciar;
  2. Pressione no botão de três pontos na parte superior, ao lado do nome do usuário;
  3. Várias opções vão aparecer na tela: escolha "Silenciar esta conversa".

6. Se desmarcar de conversas tóxicas

Continua após a publicidade

Um dos recursos mais recentes e solicitados ao longo da história era a possibilidade de se desmarcar de conversas, mas isto só chegou em 2022. A funcionalidade deve ser usada para excluir a sua menção em uma conversa, já que ela remove o link direto para o seu perfil e impede novas marcações.

O seu arroba continuará lá disponível no formato de texto, mas não vai mais guiar para o seu perfil quando alguém clicar. A desmarcação também interrompe o recebimento de notificações, algo muito necessário se você foi marcado em uma sequência tóxica de comentários.

Se desmarcar de um post é uma atitude silenciosa e ninguém será notificado. Mas tenha em mente que a saída da conversa impedirá o retorno posterior, portanto tenha certeza de que deseja fazer isso. Saiba como se desmarcar no Twitter:

  1. Escolha o tuíte no qual você foi mencionado;
  2. Toque no botão de três pontos;
  3. Escolha "Sair desta conversa;;
  4. Revise o que vai acontecer se você se desmarcar na tela explicativa;
  5. Pressione o botão "Sair desta conversa" para confirmar.
Continua após a publicidade

5. Silenciar palavras específicas

O filtro de palavras do Twitter é uma alternativa interessante para evitar temas espinhosos, negativos ou desinteressantes. Muita gente usa para driblar spoilers sobre filmes (é só excluir termos relacionados) ou para impedir a enxurrada de comentários sobre o Big Brother Brasil.

O recurso esconderá posts com palavras, termos, frases ou hashtags que não deseja ver na timeline ou nas notificações. Também é possível determinar por quanto tempo os textos permanecerão silenciados: "Para sempre", "24 horas", "7 dias" ou "30 dias".

Continua após a publicidade

Aprenda a silenciar palavras no Twitter:

  1. Na tela inicial, clique na foto do seu perfil;
  2. Selecione a opção "Configurações e privacidade";
  3. Desça até "Privacidade e segurança" e depois selecione "Silenciar e bloquear";
  4. A terceira opção será "Palavras silenciadas" e permitirá ver o que já foi escolhido ou adicionar novas;
  5. Clique no ícone "+", no canto inferior direito, para adicionar uma palavra;
  6. Escreva o termo, frase ou hashtag desejada no campo principal. Marque as opções disponíveis, se quiser, como os locais e quanto tempo ficará silenciado;
  7. Finalize no botão "Salvar".

4. Silenciar RTs de contas indesejadas

Continua após a publicidade

Às vezes, a pessoa tóxica não segue você, mas aparece constantemente na sua linha do tempo porque um ou dois amigos costumam retuitar muitas coisas. Em tempos de eleições, isso é algo bastante comum, já que as pessoas definem seus candidatos respostam conteúdo a todo momento.

Uma solução simples para isso é desativar apenas a visualização os retuítes de seus amigos. A mudança não vai impedir que a pessoa ainda continue a espalhar fotos e vídeos desagradáveis se for por publicação própria, mas resolve para aqueles que apenas usam o botão de RT do Twitter.

A parte boa de desativar a visualização dos RTs é que ninguém será notificado e você provavelmente não deixará de interagir com aquela pessoa quando ela fizer um post original. A ativação ou a desativação não é retroativa, o que significa que você não pode remover o que já apareceu em sua timeline — também não existe uma opção de desativar retuítes de todas as contas de uma vez.

Saiba como desativar a visualização de contas que deram retuíte:

Continua após a publicidade
  1. Vá até a conta que deseja parar de ver os retuítes;
  2. Toque no menu de três pontos, na parte superior;
  3. Selecione "Desativar Retweets" e pronto.

3. Remover seguidores negativos

Uma solução para evitar que pessoas tóxicas sigam sua conta é o chamado "remover seguidor", funcionalidade implementada em outubro de 2021 para forçar alguém a parar de seguir. O outro não será notificado, mas poderá perceber a remoção quando deixar de ver suas publicações.

Continua após a publicidade

Diferente de bloquear alguém, a remoção de um seguidor não impede interações, nem mesmo que o perfil volte a seguir em outro momento. Por outro lado, a medida evita alarmar a pessoa e pode passar despercebida, já que suas publicações apenas deixarão de aparecer na Página Inicial delas — a não ser que ela seja um stalker.

Para fazer alguém parar de seguir você, é só seguir esse passo a passo:

  1. Escolha o perfil da pessoa a ser removida;
  2. Clique no ícone de três pontos;
  3. Procure pela opção "Remover seguidor";
  4. Confirme que realmente quer fazer a pessoa parar de ver suas publicações.

2. Bloquear o perfil desagradável

Continua após a publicidade

Se a atitude tóxica vier de uma pessoa específica, você pode usar a ferramenta de bloqueio. Essa é a atitude mais extrema que se pode adotar contra alguém, porque isso vai praticamente eliminá-la da sua "vida online" no Twitter. O bloqueado não pode visualizar suas publicações, enviar mensagens diretas nem marcá-lo em absolutamente nada.

Vale lembrar que mesmo dando o block, você ainda será notificado se o marcarem em uma publicação do usuário bloqueado ou se mencionarem junto a pessoa bloqueada. Ou seja, a pessoa não vai interagir diretamente com você, mas ainda saberá da sua presença e ainda poderá perturbar bastante.

É preciso pensar muito antes de usar esse recurso porque ele possui uma carga emocional muito forte, e nunca se sabe como a pessoa vai reagir. A maioria deve ficar chateada, é claro, mas também pode ficar com raiva e até instigar mais toxidade.

Continua após a publicidade

Para bloquear alguém, siga o passo a passo:

  1. Vá até o perfil para ser bloqueado;
  2. Clique no ícone de três pontos, na parte de cima da tela;
  3. Selecione a opção "Bloquear";
  4. Leia o aviso com as consequências e confirme a decisão.

1. Fechar a sua conta (perfil privado)

Se estiver em meio a ataques de cancelamento ou com conteúdos tóxicos vindos de muitas pessoas, o que tornaria a atividade de bloquear individualmente muito complexa, você pode apenas fechar seu perfil para interações de desconhecidos. O ato de transformar o perfil em privado pode ser temporário e revertido a qualquer momento.

Deixar o Twitter privado é um procedimento simples que pode ser feito pelo computador ou celular. Ao mudar para a conta fechada, os tuítes e informações do perfil só poderão ser vistos por pessoas que seguem a conta, as quais precisam ser aprovadas previamente.

Os tuítes passam a ser acompanhados de um ícone de cadeado, não podem ser retuitados e só podem receber interações dos seus amigos. Para saber como mudar do perfil público para o privado, é só seguir o tutorial abaixo:

  1. Na tela inicial, clique na foto do seu perfil;
  2. Selecione a opção "Configurações e privacidade";
  3. Desça até "Privacidade e segurança" e depois selecione "Público e marcação";
  4. A primeira opção será "Proteger seus Tweets" e deverá alternar a chave seletora para deixar o perfil privado;
  5. Se quiser, pode desativar a marcação de fotos para que ninguém possa mencioná-lo em uma imagem.

Twitter trabalha para ser menos nocivo

Se nada disso adiantar, a situação do seu Twitter pode ser pior que se imaginava. Nesse caso, a solução pode ser deixar a rede social de lado durante um tempo, desativar seu perfil ou procurar uma nova plataforma para interagir com pessoas menos tóxicas.

Os desenvolvedores do Twitter tem trabalhado bastante para tornar a rede um ambiente mais amigável. Um exemplo é o teste com a linha do tempo temática e personalizável, o que dará ainda mais controle sobre conteúdos. A rede do passarinho também aprimorou a ferramenta de denúncias na rede social.