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Como monetizar o TikTok | 8 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2024 às 09h50

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 Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Existem diferentes maneiras de monetizar o TikTok se você estiver de olho em fazer uma graninha na plataforma enquanto publica vídeos curtos e faz lives. Apesar dessa possibilidade, ganhar um “cascalho” na rede social pode exigir bastante paciência e perseverança — mas não é uma tarefa impossível se você seguir as dicas nos conformes.

8 dicas para monetizar o TikTok

Além dos métodos nativos oferecidos pela plataforma, como participar de programas voltados para criadores, é possível monetizar o TikTok adotando estratégias externas. Por exemplo, você pode criar parcerias com marcas, divulgar um produto, um serviço ou um e-commerce, ter patrocínio, entre outras dicas que você confere a seguir.

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1. Convide seus amigos

Um dos meios mais comuns de faturar uma grana no TikTok é convidar os seus amigos para ingressar na plataforma — estratégia da própria empresa para expandir o seu número de inscritos. Quanto mais pessoas conseguir levar para o TikTok, mais moedas você ganha, e elas podem ser trocadas por recompensas em dinheiro.

Vale avisar, no entanto, que é imprescindível que o convidado ou convidada valide o código de convite ao criar uma conta na rede social. Aliás, a criação do perfil não pode ficar pela metade: a pessoa deve concluir todas as etapas exigidas pela plataforma — aprenda como ver o seu código e colocá-lo no TikTok.

2. Cumpra missões diárias

O TikTok permite que você cumpra missões diárias para ganhar rubis, pontos que podem ser trocados por dinheiro ou benefícios. Cada unidade de rubi equivale a R$ 0,00001. Por exemplo, se você acumular 10 mil rubis, poderá embolsar o equivalente a R$ 1.

Para obter rubis, você precisa “apenas” usar o TikTok, isto é, cumprir atividades corriqueiras da rede social, como logar na sua conta diariamente, interagir com o conteúdo de outras pessoas e passar algum tempo assistindo a vídeos.

Com pontos suficientes acumulados, você pode sacar dinheiro do seu saldo. Veja abaixo uma lista de missões de nível 1 que você pode cumprir para faturar rubis:

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  • Entrar diariamente: 100 pontos;
  • Assistir vídeos diariamente: até 2.900 pontos;
  • Postar diariamente um vídeo com música recomendada: 200 pontos.

Os desafios são compartilhados diariamente no banner do “TikTok Bônus”, que surge na tela durante a visualização de vídeos e demais ações. Portanto, é bom ficar sempre atento aos avisos e ao que deve ser feito no dia para engordar o seu saldo.

3. Lives e seus benefícios

Você pode fazer lives no TikTok e ganhar moedas com base no tempo de transmissão, podendo arrecadar mais de mil rubis se o seu vídeo durar aproximadamente meia hora — tempo recomendado pela própria rede social.

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Outra vantagem das lives é ganhar presentes dos seus seguidores, que podem enviar moedas, diamantes, rosas e outros itens que são convertidos em dinheiro. Mas para ingressar no universo das transmissões ao vivo, é necessário ter uma conta TikTok Business e mais de mil seguidores no seu perfil.

Por fim, também é bom tomar cuidado com certos formatos de live que por alguma razão são mal vistos pela plataforma e eventualmente têm seu alcance reduzido. O caso mais simbólico nesse sentido são as lives de NPC, taxadas de “degradantes” e “repetitivas”.

4. Ofereça produtos e serviços

Se você tem um empreendimento, comercializa produtos ou oferece serviços, pode ser uma boa monetizar o TikTok vendendo o seu “peixe” por lá. Crie vídeos explicando o seu ramo, exibindo produtos e outras estratégias comerciais para transformar seu perfil em uma vitrine e atrair pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

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Outra dica dentro desse segmento é sempre ficar antenado nas trends do TikTok e usá-las ao seu favor para dar mais visibilidade ao seu conteúdo e eventualmente atingir o público-alvo para faturar uma graninha com vendas.

5. Adicione link de afiliados

Você pode usar link de afiliados para monetizar o TikTok, inserindo endereços clicáveis em seus vídeos e na sua bio — no melhor estilo Instagram. Esses links podem redirecionar para sites de vendas de produtos, serviços e demais categorias que se encaixem no programa de afiliados do TikTok e possam render alguma comissão.

Por exemplo, você pode compartilhar um link redirecionando para a compra de canecas personalizadas, e cada pessoa que comprar o utensílio através do endereço do seu perfil pode render alguma porcentagem em dinheiro.

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Contudo, é bom tomar cuidado com o que você divulga: procure anunciar somente links, produtos e serviços de confiança para não acabar se “queimando” com os seus seguidores, como foi o caso Blaze, que terminou em polícia e muito influenciador cancelado.

6. Consiga parcerias e patrocínios

É possível obter parcerias e patrocínios para monetizar seu perfil no TikTok. No caso, você pode gerar conteúdo segmentado para atrair um tipo de público específico, como tecnologia, gastronomia, viagens e demais assuntos que possam despertar interesse de eventuais parceiros e patrocinadores.

Com o tema certo e uma boa base de seguidores, a dica é correr atrás de empresas e marcas que tenham interesse em investir no seu perfil para anunciar produtos e serviços.

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7. Ganhe assinantes com conteúdo exclusivo

Formato de sucesso no OnlyFans, é possível publicar vídeos só para assinantes do seu perfil no TikTok. O pagamento pode ser feito clicando em links diretos ou na página de perfil do usuário.

O TikTok libera listas de até 80 vídeos com duração de 20 minutos cada. Outra vantagem dessa função é que o próprio dono ou dona da conta pode definir seus valores para adesão de assinaturas.

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8. Participe de programas de parcerias do TikTok

Alguns já foram mencionados, mas você pode se cadastrar para participar de programas de parcerias para monetizar o TikTok. Existem categorias variadas que atendem diferentes públicos e necessidades.

Confira abaixo os principais programas da rede social e como participar deles:

Mercado de Criadores do TikTok

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É a plataforma oficial do TikTok para conectar marcas e criadores que querem fazer parcerias. No Mercado de Criadores do TikTok, os creators podem trabalhar com as marcas em campanhas remuneradas ou no modelo de permutas.

Para participar, o criador deve ter:

  • Mais de 18 anos;
  • Mais de 10 mil seguidores;
  • Publicado no mínimo três vídeos nos últimos 30 dias;
  • Ter mil visualizações em um vídeo ou mais nos últimos dias;
  • Usar uma conta pessoal cadastrada no Brasil;
  • Não violar as Diretrizes da Comunidade.

O programa fica dentro do aplicativo e o usuário pode se inscrever através da configuração "Ferramentas do criador".

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Programa Criativo Beta

É um programa de monetização que visa apoiar a comunidade criativa do TikTok, voltado para criadores que fazem vídeos originais com mais de um minuto e que estimulam a qualidade na produção.

Para ativar o programa, basta o criador ser elegível e ir em “Ferramentas do Criador” pelo próprio aplicativo. Para ser elegível, a pessoa interessada precisa ter:

  • Mais de 18 anos;
  • Pelo menos dez mil seguidores;
  • Ter 100 mil exibições de vídeo nos últimos 30 dias;
  • Seguir as Diretrizes da Comunidade.
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Inscrição de LIVE

É uma assinatura mensal que possibilita aos seguidores apoiarem seus criadores favoritos de conteúdo ao vivo. Os assinantes têm vários benefícios exclusivos definidos pelos próprios criadores, como selos de assinante, LIVEs exclusivas, motes personalizados e bate-papos exclusivos.

O conteúdo deve seguir as Diretrizes da Comunidade e, para acessar o recurso de Inscrição de LIVE, os criadores devem ter:

  • 18 anos de idade ou mais;
  • Pelo menos mil seguidores. 

Os usuários também devem ter mais de 18 anos para comprar uma assinatura. Todos devem seguir as Diretrizes da Comunidade e não solicitar presentes ou oferecer incentivos para presentes.

Branded Mission

Os criadores podem ganhar dinheiro com o Branded Mission, ou seja, por participarem de desafios das marcas. Se o seu conteúdo for escolhido pelo anunciante, eles recebem uma recompensa, e se o vídeo tiver um bom desempenho, recebem um adicional — proporcional ao número de impressões.

Em cada página do Branded Mission, o TikTok informa qual é o valor base e uma faixa de valor por desempenho que os criadores podem esperar antes de decidirem participar. Serão elegíveis para participar da campanha criadores que tenham pelo menos 18 anos e mais de mil seguidores.


Pronto, agora que você sabe o “caminhos das pedras” para encher o bolso de rubis no TikTok, vale a pena conferir dicas extras para crescer na plataforma.