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Como fazer uma trend no TikTok | 7 dicas para criar

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

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Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre TikTok

Como fazer uma trend no TikTok é uma dúvida comum entre muitos criadores da plataforma. Afinal de contas, se um perfil alcançar esse feito, ele terá uma projeção notável entre os usuários e, em pouquíssimo tempo, construirá a sua base de seguidores. Além disso, em muitos casos, os números atraem a atenção de marcas, que não raras vezes propõem parcerias para o criador.

Uma trend bem aproveitada pode ser um verdadeiro pote de ouro. Infelizmente, essa não é uma tarefa simples. Não há um conjunto de estratégias que garantam o seu sucesso nessa empreitada. O melhor caminho consiste em tentar, observar os resultados e, a partir disso, tentar novamente.

Apesar disso, existem dicas que você pode adotar para tornar o processo mais fácil. Em outra oportunidade, ensinamos como ficar famoso no TikTok e aumentar o seu público. De modo resumido, você deve seguir alguns passos:

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  1. Definir seu nicho e, se possível, um público alvo;
  2. Planejar seu conteúdo e postar com constância;
  3. Estudar conteúdos de criadores do mesmo nicho;
  4. A partir disso, identificar hashtags e áudios em alta;
  5. Grave vídeos com boa qualidade e iluminação;
  6. Postar nos horários de pico (localizados em Ferramentas do Criador > Análise > Seguidores);
  7. Interaja com os seguidores e recolha ideias de conteúdo a partir dos comentários.

Entre os seus esforços para ganhar mais seguidores no TikTok, há muito mais o que fazer. As dicas acima são, na verdade, os passos iniciais para ter o seu conteúdo impulsionado pela rede social, ainda que minimamente. Isso porque, para criar uma trend, você precisa saber como construir um vídeo viral.

O que é trend no TikTok

Se você não tem intimidade com a plataforma, pode ser que a coisa tenha ficado confusa agora. Afinal de contas, qual é a diferença entre viralizar e criar uma trend? Esses fenômenos, diga-se de passagem, existem bem antes do TikTok. Acontece que a rede social foi responsável por torná-los populares e mais frequentes.

Um vídeo viral, como o nome sugere, se espalha com facilidade. Algo naquele conteúdo o tornou interessante ao ponto de atrair a atenção e, mais do que isso, a curiosidade dos usuários. Essa lógica também funciona quando falamos em “músicas virais”. É quando a música toca em absolutamente qualquer esquina e não sai mais da sua cabeça.

Antes de se tornar uma trend, o conteúdo precisa viralizar. Esse é um estágio inicial. Aqui acontece algo ainda mais interessante: as pessoas não apenas consomem e compartilham o vídeo, elas o replicam. Supondo que você faça uma dança engraçada e, de alguma forma, isso cative os usuários; eles irão imitar a dança, além de interagirem com o vídeo original.

Como fazer uma trend no TikTok

Você já sabe que não há receita que garanta um vídeo viral e, infelizmente, a mesma lógica vale para trends. Há, contudo, truques que você adotar. Para aumentar as suas chances, é essencial que as outras estratégias estejam em dia. Sempre há casos de usuários que não fizeram nada demais e, por força do destino, criaram um vídeo de sucesso. Essa não é a regra.

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1. Prenda a atenção do espectador

Antes de fazer um vídeo, pense em como criá-lo da forma mais objetiva possível. Isso não significa que o conteúdo precisa ser rápido. A sua intenção é manter a atenção do espectador. Portanto, vá direto ao ponto. Cortes, edições e transições podem te ajudar nessa tarefa.

2. Seja original

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Essa dica é, sem dúvidas, uma das mais importantes de todo o texto. Ser original é cativante e, para criar trends no TikTok, indispensável. No entanto, como criador de conteúdo, você deve encontrar o equilíbrio entre aplicar as estratégias da plataforma e manter a espontaneidade.

3. Surfe na onda de assuntos em alta

Sempre que possível, crie conteúdos relacionados a assuntos que estão em alta na Web. Vamos a um exemplo simples: um filme acaba de ser lançado e, em pouco tempo, as redes sociais são tomadas por vídeos, memes, críticas e elogios sobre ele. Esse pode ser o seu bilhete premiado. Adote essa estratégia apenas se, de alguma forma, o tópico se relacionar com o seu nicho. Do contrário, espere a próxima chance.

4. O básico nunca erra

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Quando o assunto é TikTok, vídeos com produções profissionais podem até gerar um bom engajamento. Se você for apaixonado por fotografia e edição, use e abuse do seu talento. Mas isso é totalmente dispensável. A plataforma é recheada de vídeos simples e informais à la Stories do Instagram — ou seria melhor citar o bom e velho Snapchat?

5. Se divirta na frente da câmera

A plataforma de vídeos acumula incontáveis trends desde a sua popularização. Os conteúdos são de todos os tipos. Mas, partindo do princípio da originalidade, é sempre interessante que você se divirta enquanto produz seu conteúdo. Quando isso acontece, é mais provável que os espectadores também se divirtam com você e, quem sabe, transformem seu conteúdo em uma nova tendência.

6. Gere conteúdo orgânico

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Depois de uma onda “profissionalizante” nas redes sociais, em que a maioria dos conteúdos ensinavam algo, criações orgânicas parecem ganhar cada vez mais espaço. Usuários apreciam conteúdos que geram uma sensação de pertencimento. Não à toa, vídeos de rotina e de bate-papo são tão populares.

7. Use jargões e símbolos

Algo que pode facilitar a sensação de pertencimento acima é o uso de jargões e símbolos. Criadores que adotam jargões ou simplesmente expõem termos que falam na vida real constroem uma marca. Sempre que seus seguidores escutarem essa expressão, eles lembrarão de você. O mesmo vale para símbolos, como uma cor específica, uma peça de roupa e uma xícara de café.