Como crescer no TikTok | 10 dicas para ganhar seguidores

Como crescer no TikTok | 10 dicas para ganhar seguidores

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Maio de 2022 às 12h05
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Se você é um criador de conteúdo que já entendeu que as redes sociais são um excelente meio de comunicação e interatividade com as pessoas, provavelmente está em busca de saber como crescer no TikTok e ganhar seguidores.

No entanto, atingir bons resultados não é assim uma tarefa tão simples quanto aparenta. Por isso, se você faz parte do clube que deseja ganhar mais fãs e seguidores na rede social de vídeos curtos, siga as dicas abaixo para aumentar suas chances!

1. Tenha frequência nas suas publicações

Para crescer no TikTok, é importante que você poste conteúdo frequentemente. Mas tenha em mente que postar com frequência não é bombardear os seguidores com muitos vídeos diariamente. No entanto, tenha um cronograma de lançamento e tente sempre segui-lo à risca.

Fazer isso aumenta as chances do próprio algoritmo do TikTok entregar seus conteúdos para mais pessoas. Dessa maneira, você ganhará mais visibilidade, o que pode fazer com que você consiga mais e mais seguidores.

2. Crie um conteúdo original

Você vai encontrar muitos usuários do TikTok que estão só reproduzindo conteúdos praticamente iguais aos que fazem sucesso. Embora esse tipo de estratégia funcione a curto prazo, pode ser que ela se torne batida com o tempo.

Mas não confunda as coisas: você pode usar um conteúdo ou um desafio como inspiração, mas evite copiá-lo. Tente ser o mais original possível e buscar sempre novos formatos que agradem o seu público — embora esse não seja um processo tão simples assim.

3. Interaja com assuntos em alta

Apesar de uma das principais dicas para crescer no TikTok é ser original, ainda assim, isso não significa necessariamente fugir das tendências. Um método de se tornar viral é justamente criar vídeos fazendo os desafios mais famosos da plataforma — de maneira original, sempre que possível.

O que você não pode, no entanto, é fazer disso sua única forma de conteúdo. De todo caso, se você identificar desafios que sejam do seu agrado participar, pode fazer com que seu conteúdo seja visto por outras pessoas e conseguir novos seguidores.

4. Escolha um assunto e foque nele

Além de uma dica para se dar bem no TikTok, essa é uma excelente estratégia de marketing digital. Por isso, você não só deve escolher temas específicos, deve também escolher temas que tenham a ver com a sua cara.

Infelizmente, perfis que não seguem um padrão de conteúdo acabam não tendo tanto potencial de crescimento na plataforma. Apesar disso, as possibilidades são tão vastas, que provavelmente existe um assunto que você domine e que poucos estejam falando ou criando algo sobre.

5. Conheça o seu público-alvo

Não é preciso conhecer cada nome de usuário que te segue. No entanto, é fundamental que você conheça os gostos do seu público e principalmente se identifique com ele. Assim, ficará muito mais fácil criar conteúdos que vão, de certa forma, agregar algum valor em suas vidas.

Como crescer no TikTok; crie conteúdos originais, foque em um assunto, use boas hashtags e mais (Captura de tela: Matheus Bigogno)

6. Interaja com seus seguidores

Poucos seguidores gostam de criadores de conteúdo que não interagem com seu público. Afinal, eles dedicam boa parte de seu tempo assistindo aos seus vídeos, curtindo, compartilhando ou, de certa forma, criando engajamento.

Esse engajamento pode ser melhor aproveitado se você interage mais com eles, faz perguntas, recebe respostas e comenta as melhores. Enfim, interagir com seus seguidores é algo que pode fazer com que mais pessoas tenham interesse em interagir com você, além de poder extrair deles mais informações e ideias de conteúdo que serão do seu agrado.

7. Use músicas populares

Diferentemente de outras plataformas e outras redes sociais, o TikTok te permite criar vídeos com músicas. Isso é algo crucial para a criação de conteúdo, porque músicas agregam valor e dão sensação de pertencimento para as pessoas.

Por isso, é interessante que você utilize isso ao seu favor, colocando músicas que você gosta, que combinem com seu estilo, mas que também sejam bastante conhecidas pelo seu público. Infelizmente, não adianta nada criar um conteúdo interessante e usar uma música que poucos conhecem.

8. Busque parcerias

Outra estratégia alinhada ao marketing digital é buscar parcerias de marcas ou de usuários mais conhecidos que você. Pensando nisso, escolha sempre perfis e marcas que tenham a ver com o tipo de conteúdo que é produzido no seu perfil.

Dessa maneira, além de aumentar a diversidade dos seus vídeos, você pode aumentar ainda mais a sua visibilidade. Mas fique atento, porque essa parceria deve ser boa e beneficiar todos os lados envolvidos na parceria.

9. Fique atento à qualidade dos vídeos

Ninguém gosta de assistir a vídeos com uma resolução ruim, não é mesmo? Por isso, se você quer ganhar novos fãs no TikTok, tente sempre postar um conteúdo com boa iluminação, qualidade de imagem e áudio. Tente deixar um Feed organizado, isso dá um aspecto bastante profissional.

10. Use boas hashtags

Além disso tudo que listamos acima, é necessário usar boas hashtags. O foco não é na quantidade, mas sim na qualidade. Utilizando as certas, existe uma grande chance do algoritmo ajudar a sua publicação a ser vista pelas pessoas que gostem desse tipo de conteúdo.

Não use uma hashtag só porque ela está em alta, os usuários da rede social vão notar isso e não vão gostar. Se você quer surfar na onda de uma hashtag em alta, crie um conteúdo que combine com ela — aqui vale novamente a máxima de tentar ser original para se destacar.

Como desflopar o TikTok?

Tem horas que não tem jeito. Você vai seguir algumas dicas à risca, mas ainda assim, pode ser que o seu perfil “dê uma flopada”. Isso pode acontecer com qualquer um, especialmente quando há uma crise criativa ou algum outro fator externo envolvido.

Mas, nesses casos, reveja seu conteúdo, procure entender se ele está alinhado com seu público, pegue novas ideias, teste novos formatos ou converse com seus seguidores, peça sugestão de novos quadros e descubra se eles estão satisfeitos com o que está sendo publicado. Isso pode até fazer com que eles criem um maior vínculo com você, além de aumentar as chances de novos seguidores aparecerem!

Pronto! Agora você não só tem em mãos 10 dicas para ganhar seguidores, mas já sabe como crescer no TikTok.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.