Publicidade

Live de NPC | O que é a nova trend bizarra do TikTok que rende dinheiro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2023 às 16h22

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

A chamada live de NPC dominou o TikTok: você não precisa navegar muito pela rede social até encontrar uma transmissão ao vivo de alguma pessoa fantasiada ou com filtros enquanto repete as mesmas frases e movimentos um tanto quanto sem sentidos. A trend começou nos Estados Unidos e agora faz sucesso no Brasil.

O que é live de NPC?

NPC significa Non-Playable Character (“Personagem não jogável”, em tradução livre), um termo comum no meio dos games, usado para identificar personagens que interagem com o jogador durante o jogo, mas não desempenham outras funções. Não é possível controlá-los e muitos deles apenas repetem o mesmo movimento quando você passa por perto ou aperta algum botão de ação.

Continua após a publicidade

Aí o conceito foi transportado para o TikTok e uma live de NPC é nada mais que transmissões ao vivo de fazendo cosplay, usando alguma fantasia ou usando filtros e agindo como um personagem não jogável.

Por muito tempo, eles ficam em loop até um espectador enviar algum presente pela rede social — após a recompensa, a pessoa faz um gesto ou fala uma frase específica com o nome do perfil que enviou o conteúdo. Alguns conteúdos até reproduzem sons de ASMR.

As lives rendem dinheiro

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Muitas pessoas aderiram a essa trend porque, indo bem direto ao ponto, ela rende dinheiro aos criadores, não porque o TikTok paga, mas porque as pessoas passam horas assistindo ao conteúdo e dão dinheiro aos criadores. A rede social tem um sistema de recompensas para lives: espectadores podem adquirir moedas com dinheiro real, trocá-las por presentes e enviar esses cosméticos para os perfis durante a transmissão.

Os presentes possuem valores diversos, desde uma simples rosa por uma moeda até uma animação de animais que ocupa a maior parte da tela por 39.999 moedas. Na plataforma, a recarga mínima, no valor de cinco moedas, sai por R$ 0,45.

O negócio pode ser bem lucrativo para algumas pessoas. A tiktoker PinkyDoll, uma das pioneiras nesse tipo de live, diz arrecadar entre US$ 2 mil e US$ 3 mil (cerca de R$ 10 mil e R$ 15 mil em conversão direta na cotação atual) por transmissão, de acordo com o New York Times. Ao The Guardian, a criadora diz ter já ter arrecadado US$ 7 mil (R$ 34 mil) em um único dia com suas lives.

Continua após a publicidade

A tiktoker da conta @julianaodr fez um vídeo para mostrar o valor adquirido em uma dessas transmissões: R$ 256 (em conversão direta) com pouco mais de duas horas e meia ao vivo.

Um exemplo famoso no Brasil foi o do youtuber Felca, que vestiu um cosplay para fazer live de NPC na rede social. Em alguns momentos, a transmissão teve 26 mil espectadores simultâneos. O vídeo sobre a experiência no YouTube já acumula 2,3 milhões de visualizações em cinco dias.

Agora, a aba de lives mostra vídeos ao vivo de NPC com diferentes roupas e frases. Uma coisa é certa: enquanto navegar pelo TikTok, você deve encontrar alguém ao vivo falando sobre rosas e milhos.