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Como fazer anúncios no Facebook

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Fevereiro de 2022 às 17h55

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Erik Mclean/Unsplash
Erik Mclean/Unsplash
Tudo sobre Facebook

Fazer anúncios no Facebook é uma das formas mais comuns para impulsionar um negócio, página, produto ou publicação na rede social. A plataforma, inclusive, disponibiliza uma ferramenta própria para criar campanhas publicitárias no serviço.

A seguir, o Canaltech reuniu as principais informações sobre como fazer anúncios no Facebook, além de um tutorial simples para anunciar no Facebook Ads com o seu primeiro anúncio.

Objetivo do anúncio (meta)

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Antes de criar uma campanha, é preciso ter em mente aquilo que você quer alcançar ao anunciar no Facebook. Para facilitar o trabalho, a rede social oferece sete objetivos de campanha. Conheça a seguir as metas disponíveis para a criação de anúncios na plataforma.

1. Automático

O Facebook seleciona sozinho o objetivo mais relevante da sua campanha a partir de algumas informações básicas na página do seu negócio.

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2. Receber mais mensagens no WhatsApp

Anúncios que podem aumentar a probabilidade de você receber mais mensagens dos usuários no WhatsApp.

3. Receber mais ligações

Os anúncios destacam o número de telefone da sua página ou negócio no anúncio, facilitando que as outras pessoas entrem em contato via ligação.

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4. Obter mais visitantes para o site

Anúncios visam aumentar a probabilidade dos usuários clicarem em uma URL pré-definida, como o site do seu negócio, conta no Instagram, entre outras opções.

5. Receber mais mensagens no Messenger

Anúncios que podem aumentar a probabilidade de você receber mais mensagens dos usuários no Facebook Messenger, da mesma maneira que campanhas para WhatsApp.

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6. Obter mais curtidas na Página

Os anúncios são acompanhados por um botão para curtir a página do seu negócio no Facebook.

7. Obter mais cadastros

Anúncios possuem um formulário para que as pessoas enviem informações de contato, como e-mail e telefone.

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Tipos de anúncio

São quatro tipos principais de anúncios oferecidos pelo Facebook. Cada um deles possui formatos específicos para uso de imagem ou vídeo. Por isso, com o objetivo do anúncio já definido, é importante se atentar às recomendações da rede social. Dessa forma, fica mais fácil alcançar os melhores resultados.

1. Anúncios de imagem

Anúncios de imagem são os mais simples, e portanto os mais indicados quando você precisa criar uma nova campanha em poucos minutos. As imagens aparecem diretamente no Feed do Facebook.

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Recomendações de design:

  • Tipo de arquivo: JPG ou PNG;
  • Taxa de proporção: 1,91:1 a 1:1;
  • Resolução: pelo menos 1080 x 1080 pixels.

Recomendações de texto:

  • Texto principal: 125 caracteres;
  • Título: 40 caracteres;
  • Descrição: 30 caracteres.
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Requisitos técnicos:

  • Tamanho máximo do arquivo: 30 MB;
  • Largura mínima: 600 pixels;
  • Altura mínima: 600 pixels;
  • Tolerância da taxa de proporção: 3%.

2. Anúncios de vídeo

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Anúncios de vídeo ampliam as capacidades das campanhas de imagem porque aparecem em mais canais do Facebook. Além do Feed de notícias, os vídeos podem ser exibidos no recurso de Stories, Facebook Messenger, jogos ou no Facebook Watch, seção da rede social que reúne apenas conteúdos multimídia.

Recomendações de design:

  • Tipos de arquivo: MP4, MOV ou GIF;
  • Taxa de proporção: 1:1 (para desktop ou dispositivos móveis) ou 4:5 (apenas para dispositivos móveis);
  • Configurações de vídeo: compressão H.264, pixels quadrados, taxa de quadros fixa, varredura progressiva e compactação de áudio AAC estéreo em 128 kbps ou mais;
  • Resolução: pelo menos 1.080 x 1.080 pixels;
  • Legendas do vídeo: opcional, mas recomendado;
  • Áudio do vídeo: opcional, mas recomendado;
  • Os vídeos não devem conter listas de edição nem caixas especiais nos recipientes dos arquivos.

Recomendações de texto:

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  • Texto principal: 125 caracteres;
  • Título: 40 caracteres;
  • Descrição: 30 caracteres.

Requisitos técnicos:

  • Duração do vídeo: um segundo a 241 minutos;
  • Tamanho máximo do arquivo: 4 GB;
  • Largura mínima: 120 pixels;
  • Altura mínima: 120 pixels.
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3. Anúncios em carrossel

Anúncios em carrossel seguem um formato parecido com os anúncios de imagem. Porém, em vez de uma única figura, a opção permite apresentar até dez fotografias ou vídeos em uma única campanha. Cada item também pode ter o próprio link, e o Facebook ainda tem um recurso para organizar os cartões automaticamente de acordo com o conteúdo.

Recomendações de design:

  • Tipos de arquivo de imagem: JPG ou PNG;
  • Tipos de arquivo de vídeo: MP4, MOV ou GIF;
  • Proporção: 1:1;
  • Resolução: pelo menos 1.080 x 1.080 pixels.

Recomendações de texto:

  • Texto principal: 125 caracteres;
  • Título: 40 caracteres;
  • Descrição: 20 caracteres;
  • URL da página de destino: obrigatória.

Requisitos técnicos:

  • Número de cartões do carrossel: dois a dez;
  • Tamanho máximo do arquivo de imagem: 30 MB;
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB;
  • Duração do vídeo: um segundo a 240 minutos;
  • Tolerância da taxa de proporção: 3%.

4. Anúncios de coleção

Por fim, os anúncios de coleção são perfeitos para divulgar produtos. Funciona como uma vitrine em que você pode anunciar o mínimo de quatro itens (em imagens ou vídeos), e inclui até um botão de compra instantânea. As coleções exibem uma foto de capa principal e, quando o usuário clica sobre ela, os demais produto aparecem.

Recomendações de design:

  • Tipos de imagem: JPG ou PNG;
  • Tipos de arquivo de vídeo: MP4, MOV ou GIF;
  • Proporção: 1:1;
  • Resolução: pelo menos 1.080 x 1.080 pixels.

Recomendações de texto:

  • Texto principal: 125 caracteres;
  • Título: 40 caracteres;
  • URL da página de destino: obrigatória.

Requisitos técnicos:

  • Experiência instantânea: obrigatória;
  • Tamanho máximo do arquivo de imagem: 30 MB;
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB.

Como é calculado o valor do anúncio

Não existe um valor fixo para criar anúncios no Facebook Ads. Entretanto, a rede social estipula o custo das campanhas a partir de dois fatores: o valor total do gasto e o custo de cada resultado obtido. Alguns anúncios avançados exigem um valor mínimo de gasto para serem veiculados no site, e você será avisado caso isso aconteça.

Resumindo: você define quanto pretende gastar e o Facebook faz uma simulação do maior resultado possível a ser obtido com a quantia investida. Logo, quanto maior for seu investimento, maiores são as chances do seu anúncio bombar.

Além disso, a plataforma permite definir limites de gastos para cada anúncio e também para todas as campanhas veiculadas, garantindo que você não gaste mais do que deseja.

Como pagar anúncios no Facebook Ads

O Facebook aceita vários métodos de pagamento das campanhas. No Brasil, são aceitas as seguintes opções:

  • Cartões de crédito e cartões de débito (American Express, MasterCard e Visa);
  • Boleto bancário;
  • Mercado Pago;
  • PayPal em uma das moedas aceitas, incluindo o real brasileiro.

Como fazer um anúncio no Facebook

Os anúncios do Facebook só estão disponíveis para quem tem uma página na rede social — contas pessoais não podem criar campanhas. Certifique-se de já estar logado na página da sua empresa antes de fazer os passos a seguir e de não estar usando um bloqueador de anúncios no seu navegador, pois isso pode comprometer a ferramenta.

  1. Abra o Facebook. Clique no botão de “+”, no canto superior direito;
  2. Clique em “Anúncio" e depois “Criar novo anúncio”;
  3. Preencha os campos solicitados, como meta, descrição, público alvo e duração do anúncio;
  4. Selecione a forma de pagamento no final da página;
  5. Confirme todas as informações e clique em “Promover agora”.

O tutorial traz a forma mais simples para criar anúncios no Facebook. Se preferir, você pode optar pelo Gerenciador de Anúncios, para a criação de campanhas mais avançadas e com opções mais elaboradas, principalmente se a sua página administra vários anúncios.

Fonte: Facebook