Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como funciona o Facebook Business

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Dezembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Facebook começou como um serviço online para conectar pessoas, mas se tornou muito mais do que uma rede social. Já há algum tempo, a empresa oferece o Facebook Business, uma ferramenta gratuita para que empresas e pequenos negócios possam gerenciar suas marcas na plataforma.

Neste artigo, o Canaltech vai responder as principais dúvidas relacionadas ao Facebook Business — que agora se chama Meta for Business —, como ele funciona, o que dá para fazer por essa “seção" empresarial e quais as funções do gerenciador de negócios do Facebook.

O que é o Facebook Business (Meta for Business)

Continua após a publicidade

Antes de qualquer coisa, vale destacar que o próprio Facebook Business não se chama mais assim. Como parte das mudanças implementadas com a criação da Meta, empresa-mãe que passou a controlar o Facebook e outros serviços, o Facebook Business foi renomeado para Meta for Business. Trata-se de uma atualização de nome, e que, pelo menos por enquanto, não deve mexer no “coração" do Business original.

Resumindo: o Meta for Business é a plataforma de negócios do Facebook. É uma página institucional criada especificamente para que marcas, empresas e pequenos empreendedores que possuam páginas de negócios no Facebook possam gerencia-los de maneira simplificada e eficiente na rede social.

Diferente dos perfis de usuário comum, páginas hospedadas no Facebook/Meta for Business servem como um espaço aonde as empresas interagem com as pessoas dentro do Facebook — são as chamadas “fan pages". É possível receber e responder mensagens do público-alvo, ativar uma loja de produtos na página, acessar métricas de audiência, entre outros recursos.

Entre as ferramentas mais importantes que estão incorporadas ao Meta for Business estão o Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Continua após a publicidade

Gerenciador de negócios do Facebook Business

O Gerenciador de Negócios é uma ferramenta do Facebook que ajuda a organizar e gerenciar a sua empresa. Com ele, os anunciantes conseguem integrar o trabalho de marketing em todos os seus negócios, com funcionários da empresa e também com parceiros externos, como agências, por exemplo.

O Gerenciador de Negócios é um espaço para gerenciar sua empresa dentro do Facebook, mas separado do seu perfil pessoal. Assim, você não precisa se preocupar em misturar seu conteúdo pessoal e profissional. Pequenas e grandes empresas podem usar o gerenciador para organizar as informações, publicações e anúncios em um só lugar.

Continua após a publicidade

É possível usar o Gerenciador de Negócios para controlar suas páginas e contas de anúncios em um só lugar, fazer novos parceiros de marketing e veicular e rastrear seus anúncios.

Gerenciador de anúncios do Facebook Business

Como o próprio nome sugere, o Gerenciador de Anúncios do Facebook (Ads Manager) é a ferramenta disponibilizada pela rede social para a criação de campanhas que serão veiculadas dentro do Facebook, Instagram, Messenger ou no Audience Network. O Gerenciador de Anúncios é uma das funções que compõem o Gerenciador de Negócios do Facebook.

De acordo com o Facebook, é possível recorrer a anúncios convencionais ou anúncios de impulsionamento. Este segundo costuma ser o mais interessante porque o Facebook disponibiliza opções a médio e longo prazo para impulsionar as publicações no feed dos usuários, além de definir para qual tipo de público os anúncios serão exibidos.

Continua após a publicidade

Como funciona o Facebook Business

Para controlar tudo isso, o Facebook disponibiliza o Facebook Business Suite, um utilitário que permite que você gerencie todas as suas contas conectadas do Facebook e do Instagram em um só lugar. Logo, a plataforma pode ser mais um complemento para ajudar no controle e gerenciamento de múltiplas contas da sua empresa nos serviços da Meta.

A ferramenta também garante acesso a uma visão geral rápida do seu negócio, além de permitir usar a caixa de entrada para interagir com os usuários, criar publicações e Stories, gerar novos anúncios, visualizar insights com tendências do público-alvo, entre outras opções. Tem até uma área para ajudar na realização de metas de crescimento.

Continua após a publicidade

O Facebook Business Suite tem versões para desktop e celulares Android ou iOS. Como o nome do Facebook Business foi trocado para Meta for Business, talvez seja questão de tempo até que o Business Suite ganhe um novo nome ou seja substituído no futuro próximo. Até a publicação deste artigo, o nome antigo continua ativo.

Como usar o Facebook Business

Para se inscrever no Facebook Business, o primeiro passo é ter uma conta pessoal do Facebook. São exigidas informações como nome e sobrenome comercial, palavras-chave que definem seu negócio, imagem de capa e de perfil para a página, e qual é o nível de atuação do seu negócio ou empresa.

Autônomos e profissionais liberais também podem utilizar o Facebook/Meta for Business, já que há uma opção para quem não tem CNPJ.

Continua após a publicidade
  1. Acesse o site business.facebook.com e selecione a opção “Criar conta”;

  2. Se você já tiver uma página de marca e for seu primeiro acesso no Business, basta fazer login;

  3. Agora é só começar a gerenciar sua página no Facebook Business.

Uma vez criada, a conta profissional pode ser usada no mesmo instante para gerenciar uma página de negócios no Facebook/Meta for Business. Se houver mais de uma pessoa que você queira adicionar como administrador, insira o e-mail profissional da pessoa para convidá-la. Tenha em mente que os administradores podem acessar todo o painel do Business Suite.

Além disso, é por esse painel que você acessa os Insights, mensagens recebidas dos usuários, calendário com panejamentos importantes e notificações. A aba de anúncios também fica agrupada no mesmo menu lateral à esquerda. E tudo pode ser visualizado no navegador desktop ou no aplicativo para celular.

Continua após a publicidade

Agora que você aprendeu o básico de como usa e o que é o Facebook Business (Meta for Business), não tem muito segredo: coloque sua criatividade e seu lado administrador para fora e gerencie as páginas do seu negócio na rede social.

Fonte: Facebook (1, 2, 3, 4, 5)