Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug no Instagram deixa sem som vídeos editados no Reels do iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Agosto de 2022 às 14h37

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Instagram

Um bug no Instagram para iOS deixou usuários preocupados com uma suposta "trava de segurança" para evitar a exportação de vídeos do Reels para outras plataformas. Antes, você poderia gravar e editar um vídeo com a ferramenta e depois salvá-lo para usar como quisesse no iPhone. Agora, quando você grava o clipe no aparelho, o áudio desaparece.

Quem quiser reaproveitar o conteúdo no iOS deverá postar primeiro o vídeo no Reels e depois usar alguma ferramenta para fazer o download. A falha foi identificada inicialmente pelo site The Verge e confirmada pelo Canaltech.

Continua após a publicidade

No Android, ainda dá para editar e baixar o conteúdo normalmente. Por conta disto, ficou a dúvida se a dificuldade seria apenas um bug do aplicativo no iOS ou uma espécie de teste para impedir o uso das ferramentas do Instagram como editor de vídeo.

Ao Canaltech, o Instagram confirmou se tratar de um erro. “Devido a um bug, o recurso de download do Reels não está funcionando conforme o esperado para usuários do iOS e, em alguns casos, o áudio não funciona nos downloads — estamos trabalhando para corrigir o problema o mais rápido possível”, declarou um porta-voz da Meta.

Como o Reels tem um editor aprimorado, muita gente prefere fazer seus ajustes em vídeos por lá para só depois usá-los em outras plataformas. As ferramentas do aplicativo do TikTok são bem limitadas quando se trata de edições avançadas, como tela verde, efeitos e transições. Não é possível aplicar todos os filtros com vídeos externos nem baixar clipes não publicados — e depois que vão ar não há como remover a marca d'água.

Como resolver os clipes sem som no Instagram Reels

Continua após a publicidade

A solução temporária para donos de iPhone é fazer a edição e inserir manualmente o áudio quando for subir o vídeo para outras plataformas. Outra ideia é usar o CapCut, o aplicativo de edição da ByteDance, para ajustar o conteúdo e depois levá-lo para o Instagram ou TikTok.

Ou, ainda mais simples, publicar o vídeo no seu perfil e depois baixá-lo. Seria uma forma gentil de agradecer à rede social de Adam Mosseri por disponibilizar suas ferramentas gratuitamente para o público.

O temor dos usuários é justificado, afinal não é de hoje que a rede social da Meta luta contra o reaproveitamento de conteúdo. No começo de abril, Adam Mosseri disse que o algoritmo tem uma espécie de "ranking de originalidade", que penaliza vídeos importados de outras redes sociais, como o TikTok, para favorecer os criados especialmente para o Reels.

Ontem, o YouTube também iniciou uma cruzada para evitar a exportação de conteúdo próprio para outras plataformas. A empresa avisou que passará a inserir uma marca d'água nos vídeos para os usuários saberem onde encontrar o conteúdo original.