Facebook Home: Mark Zuckerberg quer que seu smartphone tenha outra cara

Por Redação | 04.04.2013 às 15:54 - atualizado em 04.04.2013 às 16:48

Na tarde desta quinta-feira (4) o Facebook apresentou ao mundo sua "nova home" no sistema operacional Android, como a própria empresa já havia divulgado no convite para o evento. A apresentação teve início às 14h e o Canaltech acompanhou tudo.

Quem deu o pontapé inicial foi Mark Zuckerberg, deixando claro seu objetivo: "vamos transformar seu Android em um grande smartphone social". Não, desta vez o Facebook Phone (aquele smartphone azul que esperávamos há meses) não saiu, mas a novidade veio em forma de um novo serviço para Android que pretende integrar o usuário com as pessoas de quem mais gosta. Chamado "Facebook Home", o serviço é praticamente o mesmo que vimos nas telas que vazaram recentemente na web.

Facebook Home

A ideia, basicamente, é colocar a rede social na página inicial dos smartphones, promovendo assim "uma interação mais suave e natural". Mark Zuckerberg acredita que celulares devem ser muito mais ligados a pessoas que a aplicativos, e já que mais de 20% do tempo que as pessoas passam em smartphones é gasto no Facebook, ele decidiu unir o útil ao agradável: criou um sistema que traz toda a integração social na home do Android.

Funciona assim: as atualizações mais importantes dos seus amigos no Facebook aparecem na home do aparelho, enquanto os demais aplicativos do telefone ficam a um toque de distância. Dessa forma, basta que o usuário deslize a tela inicial para cima para ver sua lista completa de apps.

Facebook Home

Lista de Apps em um sistema Android com Facebook Home (Reprodução: CNET)

Uma ferramenta chamada 'Cover Feed' mostra as imagens mais importantes que chegam ao feed de notícias do usuário, e basta deslizar a tela para o lado para visualizar as demais imagens postadas recentemente por seus amigos. Um toque sobre a foto desejada permite visualizar sua legenda, inserir comentários e utilizar as opções de compartilhamento. Depois de aberta, basta dar um duplo clique para curtir a foto.

Facebook Home

Facebook Home - Cover Feed (Reprodução: CNET)

Já o chamado 'Chat Heads' fica responsável por exibir as mensagens da rede social sem que o usuário precise entrar no app do Facebook para responder. Um círculo com o rosto do amigo que enviou a mensagem vai aparecer em cima do app que está sendo utilizado no momento, e basta clicar no ícone referente ao amigo para continuar a conversa.

Facebook Home

Facebook Home e suas Chat Heads – ícones com sua foto e de seus amigos (Reprodução: CNET)

A funcionalidade aparece no canto direito da tela em um ícone circular que pode ser desativado a qualquer momento.

Facebook Home

Chat Head no canto superior direito da tela (Reprodução: CNET)

Segundo Zuckerberg, "Com o Home, você vê o mundo pelas pessoas, e não por aplicativos". E é bem essa a novidade: integração social a todo vapor. Uma tacada inteligente da equipe do Facebook: o usuário liga o smartphone e já acessa todas as atualizações de seus amigos, com fotos, compartilhamentos, status e tudo que a rede social oferece.

A novidade estará disponível para download na Google Play a partir do dia 12 de abril apenas para Android, e nem todos os telefones serão compatíveis com o Facebook Home – apenas os HTC One e One X, Galaxy S3 e S4 e Galaxy Note II suportarão a novidade, por enquanto. Mas a empresa de Zuckerberg disse que realizará atualizações mensais para mudar esse cenário e também incluir tablets e dispositivos iOS na lista de aparelhos compatíveis.

Quando um jornalista perguntou a Zuckerberg se o aplicativo poderia chegar à plataforma iOS, a resposta deixou uma dúvida no ar: "nós temos um excelente relacionamento com a Apple". Por enquanto, nada foi mencionado.

Uma parceria entre o Facebook, a HTC e a operadora AT&T oferece o smartphone HTC First por US$ 99,99 (R$ 205), já com o Facebook Home instalado, nos Estados Unidos.