Publicidade

Instagram libera compartilhamento de posts, Reels e locais via QR Code

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 12h33

Link copiado!

Reprodução/Bol News
Reprodução/Bol News
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a liberar o uso de QR Codes para compartilhamento de publicações, Reels e localização no aplicativo. A novidade chega como um adicional para se somar aos links e envios por mensagens diretas, com ótimo uso para campanhas de marketing ou em materiais impressos.

A vantagem do QR Code é que ele exige apenas um celular com câmera para funcionar. É muito melhor do que enviar (ou digitar) um link cheio de caracteres aleatórios, impossíveis de memorizar e que não dizem nada sobre o destino.

Continua após a publicidade

Outro uso interessante do QR Code é para promover negócios locais. Supermercados, mercearias, restaurantes e lojas podem imprimir o código de uma publicação original para afixá-las nas paredes. Isso pode ser usado para promoções, ofertas, sorteios ou para trazer um pouco de contexto para um produto/serviço.

"Para facilitar que pessoas e negócios compartilhem conteúdos específicos do Instagram, lançamos recentemente um recurso que permite criar códigos QR para perfis, tags, locais, Reels e muito mais”, revelou um porta-voz da Meta ao Canaltech.

A opção extra de compartilhamento está localizada no menu de três pontos, na parte superior do post ou do Reels. Para fazer o compartilhamento Se você for usuário da versão web, é só acrescentar o comando /qr ao final de uma URL para gerar o código.

Compartilhar posts com QR Code no Instagram

Continua após a publicidade

Vale lembrar que este anúncio de hoje difere do compartilhamento de perfis por códigos QR. As pessoas conseguem gerar imagens no formato QR há alguns anos para facilitar o follow, principalmente se o seu nome de usuário for difícil de escrever ou pronunciar, mas isto não era aplicado aos posts e demais conteúdos.

A novidade não chega a ser uma surpresa, já que testes anteriores haviam sido identificados no app. Mesmo assim, o lançamento chegou sem nenhum alarde ou anúncio formal do Instagram.

Não dá para saber se o recurso de compartilhamento de conteúdo por QR Code foi lançado para todos os usuários do mundo em simultâneo ou se algumas áreas foram priorizadas. O texto será atualizado assim que houver um posicionamento formal da Meta.

O Instagram tem investido bastante tempo e recursos em trazer novidades para facilitar o compartilhamento, especialmente sobre localização. No final de julho de 2022, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou uma novidade sobre a experiência dos mapas. O recurso que exibe os locais mais populares próximos ao usuário, com a possibilidade de filtrá-los por categorias, como restaurantes, supermercados ou hotéis.