Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se fui silenciado no Instagram?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 11h39

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram não notifica quando alguém é silenciado, logo você não saberá de imediato quando alguém o silenciou. Também não há uma lista nem uma ferramenta capaz de checar esse tipo de informação. Há, contudo, alguns segredos que permitem descobrir se eu fui silenciado no Instagram.

Uma pessoa pode silenciar a outra por dezenas de razões pessoais, mas está geralmente relacionado com o tipo de conteúdo postado. Falar muito sobre política, adotar posicionamentos polêmicos sobre determinados assuntos ou viver fazendo propaganda de produtos/serviços, por exemplo, são fatores comuns para desencadear o desejo de silenciar no outro.

3 sinais de que você foi silenciado no Instagram

Continua após a publicidade

Alguns sinais podem indicar que você foi silenciado na rede social. Abaixo, o CT listou os principais indícios de que alguém deixou de ver suas publicações por algum motivo. Vale lembrar que silenciar alguém é diferente de bloquear ou de deixar de seguir.

3. Falta de visualização dos Stories

Se uma pessoa assistia aos seus stories todos os dias e agora ela parou de visualizá-lo, isso pode ser um indicativo de que você foi silenciado. O algoritmo do Insta é treinado para entregar conteúdos com base no interesse da pessoa. Se ela acompanhava seus vídeos, a tendência é de a plataforma continuar mostrando seu conteúdo.

Continua após a publicidade

É claro que ela pode ter deixado de visualizar somente porque está viajando ou deu um tempo do Instagram — é bom dar uma olhada se ela postou algo recentemente. Mesmo assim, não se pode confiar em apenas um indício para descobrir quando você foi silenciado: é preciso juntar as outras duas peças para montar o quebra-cabeça.

2. Sumiço dos posts

Um dos indícios mais fortes de silenciamento é a falta de interação com publicações. Se uma pessoa costumava sempre curtir ou comentar seus posts no feed, é muito estanho que ela desapareça do nada, não é?

Isso pode ocorrer porque ela decidiu silenciar também as publicações, pois esta é uma das opções oferecidas pelo Insta para evitar contato com conteúdo indesejado. A regra é a mesma dos Stories, inclusive sobre o comportamento do algoritmo.

Continua após a publicidade

É improvável que o outro esteja apenas ignorando seus posts, logo você pode ter sido silenciado. Neste caso, o conteúdo produzido por você, vai simplesmente desaparecer da linha do tempo, embora possa ser visto ao acessar a grade de posts no perfil.

1. Não respondem nem visualizam mensagens

A forma mais segura para saber quando alguém silenciou o seu perfil é com a falta de visualização das mensagens diretas. As populares DMs geralmente são afetadas quando alguém silencia a sua conta, portanto basta enviar uma mensagem para a outra pessoa para descobrir o possível silenciamento.

Envie uma mensagem fazendo uma pergunta ou com algum conteúdo de interesse daquele contato. Se não visualizar, você foi possivelmente silenciado. Quando a pessoa lê e não responde, o Instagram mostra um pequeno aviso, o que ajuda a diferenciar de quando ela sequer recebe a mensagem direta.

Continua após a publicidade

Existe também a possibilidade de enviar uma mensagem perguntando se está tudo bem ou para saber se ela gostou do seu post mais recente. Se ela enrolar ou não responder, a chance de o silenciamento ter visto é grande.

Para saber se fui silenciado no Instagram, a forma mais eficaz é analisar esses três tópicos combinados, chegando a sua própria conclusão. Não adianta brigar nem ficar chateado, afinal é um direto do outro não querer ver algo.

Tome cuidado com aplicativos que prometem apresentar listagens como essas, porque eles são inseguros: podem armazenar sua senha e outros dados pessoais. Esse tipo de solução também costuma usar a API do Instagram indevidamente, o que viola as diretrizes da rede social e pode levar, em casos mais graves, ao banimento da conta.