Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vingadores x Liga da Justiça: qual dos supergrupos de heróis é superior?

Por| 06 de Setembro de 2022 às 21h40

Link copiado!

DC
DC

Os Vingadores são conhecidos na Marvel como os Maiores Heróis da Terra, por reunirem os heróis mais populares do Multiverso da Casa das Ideias, que evitaram inúmeras invasões alienígenas de escalas cósmicas, entre outras ameaças. Na DC, a Liga da Justiça é um verdadeiro panteão de deuses, com poder para desafiar qualquer tipo de crise ou investida vilanesca. Mas qual dos dois grupos é superior?

Bem, essa deliciosa discussão sempre vai ser parte do debate que a boa rivalidade entre as editoras alimenta — e que, na verdade, é muito mais ferrenha entre os grupos de fãs do que nos corredores da Marvel ou da DC. E, com os filmes popularizando as franquias, é natural que essa disputa fique ainda mais acirrada.

Mas, vamos aos fatos — e desde já, digo aqui que sou fã de ambos, portanto, no final explico o que o veredito sobre os acontecimentos significa para mim. Bem, em primeiro lugar, as duas equipes sempre enfrentam ameaças que os heróis, sozinhos, teriam grande desvantagem na hora do combate.

Continua após a publicidade

Então, o trabalho em equipe é fundamental. Ser “superior” nessa discussão tem tudo a ver com cada supergrupo conseguir evitar ou eliminar ameças com o mínimo de danos à humanidade, ou a si mesmos; e a tempo de que tudo se torne um desastre, certo?

Tanto a Liga da Justiça quanto os Vingadores conseguiram feitos improváveis, e acumulam muito mais vitórias do que derrotas, cada grupo a seu modo. Mas qual das duas equipes é superior, a mais eficiente?

A Liga da Justiça é superior aos Vingadores?

Uma das melhores maneiras de responder a essa pergunta é revisitar o crossover escrito por Kurt Busiek e desenhado pela lenda George Pérez. Na trama, lançada em 2004, vemos que, após ambas as equipes se encontrarem em locais icônicos do Universo Marvel, elas acertam suas diferenças e trabalham juntas para vencer os vilões que ameaçam seus mundos.

Uma das coisas que fica clara é que a Liga da Justiça, mesmo com o Superman desorientado pela mudança de ares, consegue se ajustar rapidamente à situação — o grupo não fica tão surpreso e se coordena bem ao contexto. Além disso, vemos que os Vingadores não são tão celebrados como heróis na Marvel como a Liga da Justiça é na DC. E o próprio Capitão América, ao refletir sobre o que o Homem de Aço diz sobre “nunca fazer o suficiente” para salvar o mundo, mostra que os Vingadores realmente não estão fazendo tudo o que realmente podem.

Para completar, desde 2004, os Vingadores realmente não souberam lidar da melhor maneira, e, em alguns casos, até pioraram a situação, em eventos como Dinastia M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Guerras Secretas, e até na mais recente saga, A.X.E.: Judgment Day. Em algumas situações, os Vingadores até mesmo ficam apenas observando conflitos entre mutantes, ou precisam do Quarteto Fantástico para consertar os próprios erros.

Continua após a publicidade

Então, em comparação, a Liga da Justiça age de forma mais proativa; e, entre todos os outros grupos da DC, é a equipe que realmente vencer com menos baixas e derrotar os vilões de maneira mais eficiente. Assim, dá para dizer que é superior aos Vingadores.

Mas… na verdade, serem falíveis, brigarem entre si, encararem suas limitações e descobrirem como superar suas própria falhas para vencer, faz parte de toda a diversão das histórias dos Vingadores. A Marvel é o oposto da DC — são humanos querendo ser deuses. E ver os Maiores Heróis da Terra sobrepujando suas diferenças para se tornarem imbatíveis faz parte de toda a graça — vimos isso acontecer várias vezes nos quadrinhos, assim como nos dois últimos filmes da equipe.

Então, a Liga da Justiça pode ser superior; mas os Vingadores também conseguem vencer ameaças tão grandiosas quanto o grupo da DC, com seu próprio jeitinho divertido.