Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Universo Marvel | Quem criou o Homem de Ferro?

Por| 04 de Maio de 2023 às 14h55

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tony Stark

Não como negar que, após o lançamento do filme Homem de Ferro, com Robert Downey Jr., o personagem nunca mais foi o mesmo. Tony Stark, que antes disso tinha se tornado um personagem da “Série B” da Marvel, ganhou muito mais destaque e histórias interessantes, muito graças justamente à performance de Downey Jr., que tornou as falhas e maneirismos como o grande charme do herói.

Mas quando o Homem de Ferro foi criado, quem foram os pais da criança e quais eram as principais mudanças em relação à versão atual do Gladiador Dourado? Tá, uma coisa de cada vez. Tony Stark foi criado em 1963, em plena Era de Prata dos Quadrinhos, quando a literatura sci-fi estava em alta e os temas envolvendo tecnologia e exploração espacial efervesciam no imaginário popular.

Continua após a publicidade

O personagem na verdade teve quatro pais, que aos poucos conseguiram vencer o desafio de criar um homem nobre e heróico, mas cheio de defeitos, os quais pudessem fazer com que ele muitas vezes pudesse ser amado, em outras, odiado, pelos fãs. Assim, os roteiristas Stan Lee e Larry Lieber, juntamente com os desenhistas Jack Kirby e Don Heck, deram vida ao bilionário Tony Stark, um inventor genial que muitas vezes se deixa levar pelo alcoolismo ou pelo lado narcisista — características que o Homem de Ferro desenvolveu durante o amadurecimento perturbado que teve na difícil relação com seu pai, Howard Stark.

Dos anos 1960 até o final dos anos 1980, o Homem de Ferro teve ótimas histórias e, ao longo do tempo, foi mostrando diferentes e inventivas armaduras, com tramas que aos poucos misturava misticismo e espionagem ao mix de aventura e ficção científica. Isso levou a ótimos arcos, como a excelente fase da Guerra das Armaduras.

A ascensão do Homem de Ferro

Continua após a publicidade

Mas nos anos 1990 e 2000 o personagem passou por péssimos momentos, com reformulações mal-resolvidas e pobreza de criatividade. Eis que no final de 2000, as HQs melhoraram, com arcos como Extremis, e a versão de Downey Jr. ajudou a catapultar o Homem de Ferro a uma das principais franquias da Marvel — tanto é que ele chegou a estar com destaque na linha de frente de todos os materiais promocionais de marketing da Casa das Ideias.

Atualmente, os escritores têm explorado com mais profundidade essa personalidade instável de Stark, em tramas que vêm brincando com o cosmos e dificuldade que o herói tem de se manter distante de seu lado egocêntrico e narcisista. E, claro, o Homem de Ferro também aparece com destaque em planos sequências que mostram seu lado altruísta e inventivo, com o intelecto do personagem sendo tratado como um superpoder.

Continua após a publicidade

E por que as pessoas gostam tanto dele? Exatamente por seus “defeitos”: embora tenha uma mente genial e seja bilionário, muitas vezes seu maior desafio é vencer o egoísmo e a pobreza de espírito. E claro, suas histórias também trazem muita criatividade com o quem um homem tão inteligente poderia construir com a tecnologia.