SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Star Wars muda cânone com união de Darth Vader e droide supervilão

Por| 28 de Setembro de 2023 às 19h20

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Se você vem acompanhando as notícias dos quadrinhos de Star Wars publicados pela Marvel Comics aqui no Canaltech, já sabe bem que todas as revistas vêm preenchendo lacunas e introduzindo novos elementos na Saga Skywalker. Todas as mudanças entram automaticamente no cânone oficial, e podem ser exploradas em novas produções até mesmo, principalmente as que são ambientadas no mesmo período da trilogia inicial.

Atenção para spoilers dos quadrinhos de Star Wars na Marvel!

Atualmente estamos acompanhando o crossover Dark Droids. Uma nova entidade na franquia, chamada de Flagelo, é resultado de duas partes de uma tecnologia Sith, há muito enclausurada na Gaiola Fermata, uma prisão temporal criada pelos próprios lordes sombrios.

Continua após a publicidade

Um pedaço da tecnologia Sith perdida é o Flagelo é uma inteligência artificial viral que quer dominar todos os droides da galáxia e conseguir um corpo humano, neste caso o de Darth Vader, para controlar a Força. A outra parte é a Centelha Eterna, que também tinha a capacidade de possuir vida biológica, e agora sente a necessidade de recuperar essa habilidade e usá-la para consumir a galáxia.

O maior temor de ambos Império e Aliança Rebelde é que, ao conseguir dominar as partes cibernéticas de Darth Vader, o Flagelo controle a Força e consiga se unir à Centelha Eterna para se transformar em um monstro de dimensões nunca vistas em Star Wars — veja bem, somente a rede de droides contaminada pelo Flagelo já dá à entidade um poder do patamar de Darth Sidious, ou Palpatine.

Em Star Wars: Darth Vader #41, lançado recentemente, Darth Vader é dominado pelo Flagelo. Ou seria o contrário? O crossover com Dark Droids não terminou, mas, como sabemos, Anakin Skywalker sobreviveu depois disso — caso contrário ele não apareceria até o final da segunda trilogia, certo?

Continua após a publicidade

Então, pode-se dizer que o Flagelo talvez até tenha dominado temporariamente Darth Vader, até mesmo acessando a Força e reproduzindo maneirismos de Anakin. Contudo, o Vader ganhou essa luta, e há indicações que ele tenha conseguido tomar o controle do Flagelo.

Por que isso muda drasticamente o cânone de Star Wars?

Bem, até agora as revistas da franquia Star Wars publicadas pela Marvel vinha trazendo alguns personagens coadjuvantes interessantes, como a Doutora Aphra; vários sentimentos e explicações sobre as motivações de Darth Vader e sua jornada no Lado Sombrio da Força; e alguns detalhes nunca revelados, a exemplo de a razão pela qual o sabre de luz de Luke Skywalker mudou de cor.

Contudo, nenhuma dessas mudanças ou adições têm o potencial de causar tanto impacto quanto tudo o que vem sendo revelado por Dark Droids. A começar pelo próprio tema, que confirma a evolução dos autômatos até um nível tão humano que os usuários precisam “resetá-los” devido à “falha” — que seria apenas o fato de o robô ganhar consciência própria.

Continua após a publicidade

Além de um novo artefato poderoso, como a prisão temporal Gaiola Fermata (ou Jaula Fermata), Dark Droids também traz o Flagelo e a Centelha Eterna, dois novos “jogadores” que poderão aparecer em várias novas produções. Isso porque tudo isso, embora tenha aparecido nas revistas no período cronológico da Saga Skywalker, podem ter suas origens ou novas versões em histórias ambientadas há séculos no passado ou no futuro de Star Wars.

Para completar, há algumas mudanças que tornam Darth Vader ainda mais poderoso. Se a trama indica que ele vai vencer, então temos Anakin Skywalker reposicionado na Marvel, agora com poder de controlar droides. Dark Droids ainda está em pleno curso, mas, desde já, foi o arco que mais alterou consideravelmente o cânone de Star Wars até agora nos quadrinhos da Casa das Ideias.