Publicidade

Star Wars sugere a única pessoa que Darth Vader realmente teme

Por| 31 de Julho de 2023 às 20h10

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Darth Vader é um dos maiores vilões da cultura pop mundial de todos os tempos, e fica até difícil saber ser ele realmente teme alguém. Contudo, ao longo de todas as trilogias de Star Wars, e, principalmente após uma nova edição de sua revista solo na Marvel, agora temos a forte sugestão de quem seria a única pessoa que Anakin Skywalker tem medo.

Atenção para spoilers de Star Wars: Darth Vader #36!

Embora muita gente possa ter se esquecido disso, Darth Vader é um dos mais brutais e cruéis vilões da ficção moderna. Ele é imensamente poderoso e perturbadoramente fácil de se relacionar com o público, pois todo mundo também alimenta um “lado sombrio” dentro de si. Como Anakin ficou fora dos cinemas por um bom tempo, desde sua aparição final nos anos 1980 até A Vingança dos Sith, em 2005, sua figura até mesmo passou a ser “carismática”, dadas às várias referências em seriados, animações, aparições em cosplay de eventos nerd, etc.

Continua após a publicidade

Desde o início do novo cânone de Star Wars, contudo, a Disney tem feito questão de mostrar por que Vader é um dos maiores vilões de todos os tempos. Em Rogue One: Uma Aventura Star Wars, assim como nas séries do Disney+ e nas revistas Star Wars e Darth Vader, da Marvel, isso fica bem claro. E é justamente em seu título da Casa das Ideias que podemos ter a forte sugestão de quem seria a única pessoa que ele teme em toda a galáxia e em todos os tempos.

Você poderia apostar que essa pessoa seria o Imperador Palpatine, contudo, Darth Vader nunca temeu Darth Sidious. Ele apenas deixou-se contaminar pelo seu lado sombrio para poder proteger seu único verdadeiro amor, Padmé Amidala — na verdade, Vader despreza Palpatine.

Quem é a única pessoa que Darth Vader realmente teme em Star Wars?

Continua após a publicidade

Pois bem, em Star Wars: Darth Vader #36, Darth Vader elimina um exército inteiro de andróides que planejou assassiná-lo, enquanto seus aliados, a Doutora Aphra e Ochi, assistem do lado de fora. Terminada a luta, Aphra tentar escapar do domínio de Vader, aproveitando o caos como sua melhor chance.

Quando está saindo, Aphra diz a Ochi que é melhor ele tomar cuidado, pois Vader provavelmente o matará um dia, assim como ameaçou fazer com ela. Mas Ochi diz que não está muito preocupado com isso, e que o lugar mais seguro para ele estar é ao lado da “pessoa mais forte da galáxia”.

Aphra chega a pensar que Ochi esteja falando de Palpatine, mas o próprio Ochi afirma que não está convencido de que Vader tenha alguma vez sequer sentido medo perto do Imperador. E aí é que ele observa que somente uma pessoa aparentemente deixou Anakin realmente assustado: "o garoto que explodiu a Estrela da Morte" — ou seja, seu próprio filho, Luke Skywalker.

Continua após a publicidade

Como dá para notar no próprio texto da HQ, isso é uma sugestão, mas faz completo sentido, pois, além de Luke Skywalker ser um Jedi mais poderoso do que ele foi, trata-se de seu próprio filho: alguém, que, como vimos, o próprio Anakin não conseguiu abater — já o Imperador Palatine foi derrotado por Vader, que não titubeou em enfrentá-lo quando foi necessário.