Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são os 5 X-Men que mais ressuscitam nas HQs?

Por| 27 de Setembro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Basicamente, desde que o Superman voltou da morte, nos anos 1990, ninguém mais morre para sempre nos quadrinhos. A Marvel Comics já aceita essa realidade desde 2010, quando admitiu aos fãs que seus personagens favoritos passariam por constantes ciclos. E, mais recentemente, os X-Men dominaram esse assunto, com a capacidade de trazer qualquer pessoa falecida de volta à vida.

Os Protocolos de Ressurreição não vieram à tona por coincidência na chamada Era Krakoana, período glorioso que a raça mutante vivia desde 2019. Isso porque muitos personagens ligados aos X-Men morreram e voltaram muitas vezes, então, para dar um jeito de vez em problemas cronológicos, a Marvel já aceitou de uma vez a ressurreição — com algumas regrinhas, é verdade.

E quem é o X-Men que mais ressuscita? Bem, aproveitamos a inspiração de uma lista do CBR para comentar quais são os cinco personagens mais frequentes nesse quesito, em ordem decrescente. Vale destacar que, antes da quinta posição, figuram Mística, Moira MacTaggert, Professor X, Magneto e Jean Grey.

Continua após a publicidade

5. Apocalipse

Conhecido por muito tempo como “o primeiro mutante”, En Sabah Nur tem uma longa história no Universo Marvel, e, para falar a verdade, seria até estranho se ele não figurasse no Top 5 desta lista. Vale destacar que Apocalipse teve mortes de destaque, quando Ciclope fazia parte dos X-Factor, nos anos 1990; e também quando se uniu a Scott Summers para obter o poder dos Doze Escolhidos.

E, para não falar que não citamos suas ressurreições, um de seus retornos marcantes foi quando Wolverine teve adamantium revestido novamente por adamantium. Os ciclos de morte e vida, na verdade, fazem parte do próprio personagem, que costuma usar tecnologia Celestial para isso.

4. Noturno

É estranho pensar que um dos X-Men favoritos dos fãs nunca consiga se estabilizar por muito tempo em uma equipe, em um título de grupo ou até mesmo em sua própria revista solo. Talvez essa vontade de emplacar algo que deixe os fãs satisfeitos seja justamente a razão de a Marvel “reiniciar” o personagem tantas vezes.

A primeira morte de Noturno aconteceu em 1987, no título X-Men Annual #11, quando os X-Men lutaram contra o ser conhecido como Horda. Kurt Wagner foi ressuscitado por Wolverine e, posteriormente, se sacrificou em uma batalha para proteger Esperança Summers.

Continua após a publicidade

Noturno morreu e ressuscitou várias outras vezes na Era Krakoana, e isso até o levou a questionar aspectos espirituais e religiosos envolvendo esse assunto.

3. Dominó

Como alguém que tem o poder de causar “azar” em oponentes e situações pode morrer? Pois é, esse dom mutante ajudou-a a fugir de vários golpes mortais e rajadas certeiras. Mas, assim como aconteceu com Noturno, ela morreu e ressuscitou várias vezes durante a Era Krakoana.

Continua após a publicidade

E, assim como Noturno, ela participou de uma campanha contra a Forja Orchis, que fabrica Sentinelas Nimrod. Para conseguir impedir os inimigos ela se sacrificou quase 30 vezes, no processo de morte e ressurreição.

2. Quentin Quire

Sempre considerado um rebelde, um antagonista que flertou muito mais vezes com a vilania do que com o heroísmo, Quentin Quire (ou Kid Ômega) voltou aparentemente reformado na Era Krakoana para fazer parte da nova X-Force, ao lado de Wolverine, Dominó e Jean Grey.

Continua após a publicidade

Quentin fazia parte da equipe que perseguiu Nimrod diversas vezes, morrendo em cada missão. Ele também desempenhou um papel fundamental na derrota do Cerebrax, um capacete do Cerebro que ganhou consciência e catalogava os habitantes da ilha comendo seus cérebros. O então rebelde mutante sacrificou sua forma física para impedir o vilão, mas conseguiu reconstruir seu corpo em uma aventura temporal.

1. Wolverine

Por muito tempo, muita gente acreditava que Wolverine era quase imortal, por conta de seu poderoso arsenal nativo de adamantium e o incrível fator de cura, uma dos mais eficazes dos quadrinhos. Mas o simples fato de ele estar aqui como o primeiro dessa lista diz o contrário, certo?

Continua após a publicidade

Bem, mais ou menos. É um misto de sacrifícios, tropeços e séculos de vida. Há até uma história que “justifica” tantas ressurreições. Na Primeira Guerra Mundial, Wolverine lutava contra o anjo da morte, Azrael, toda vez que caía; e, como sempre vencia, não seria levado para a vida após a morte. Então, sempre que Logan sofresse dano fatal, ele repetiria esse processo — lutaria contra Azrael e venceria, e isso seria o que lhe permitiu sobreviver por tempo suficiente para que seu fator de cura funcionasse.

Wolverine chegou a morrer “oficialmente”, quando foi coberto por adamantium derretido. Depois disso, Logan ressuscitou, e, somente na campanha da Forja Orchis, morreu pelo menos 20 vezes. E, se você contar todas as vezes que o mutante se foi e voltou, ao longo de centenas de títulos e aventuras, pode ter certeza que ele faleceu e retornou à vida em mais de cem ocasiões.

Vale destacar que o fator de cura de Wolverine e a hierarquia de poder vem mudando no Universo Marvel, então, aparentemente, a teoria de que Logan é imortal está cada vez mais ultrapassada.