Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem-Aranha atualiza um poder que o deixa com o “dilema do Superman”

Por| 15 de Junho de 2023 às 13h34

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.” Esse poderoso mantra, que superou os quadrinhos e já é parte da cultura pop, lembra diariamente o Homem-Aranha que suas habilidades devem sempre ser usadas, primordialmente, para fazer o bem para o próximo — é o que ele jurou ao Tio Ben e aprendeu com Tia May. Contudo, uma atualização de seu mais icônico poder tem deixado o herói desestabilizado, justamente porque ele não sabe se pode cumprir sua missão pessoal.

Atenção para spoilers de Spider-Man #8 e #9!

Em Spider-Man #8, lançado no mês passado, o Homem-Aranha falhou ao tentar salvar um cidadão durante um incêndio, e isso, como sabemos, aumenta a alta carga de culpa que Peter Parker carrega com as tragédias que rondam sua vida. Atordoado, o Amigão da Vizinhança tentou encontrar uma solução para isso, e, mesmo enfrentando outros heróis, pediu ajuda para Norman Osborn ajudá-lo a aprimorar seu Sentido de Aranha.

Continua após a publicidade

O experimento deu certo, e, em Spider-Man #9, que chegou recentemente às bancas gringas, a trama mostra como isso tem provocado uma sobrecarga em seu Sentido de Aranha: agora, sua mente vem sendo bombardeada por todos os alertas de ameaças que rondam Nova York inteira. Mesmo resistindo à dor, Peter ainda consegue salvar o máximo de pessoas que pode, até mesmo sendo gentil.

E, embora a conclusão dessa história ainda esteja por vir, Peter se vê com o “dilema do Superman”.

Mas do que se trata esse “dilema do Superman”?

Continua após a publicidade

Já comentamos aqui por que o Superman não pensa em salvar todo mundo que pede socorro, e até mesmo uma solução moderna para isso. Contudo, o “dilema do Superman” pode ser melhor exemplificado com o real questionamento do diretor Zack Snyder em Batman v Superman: A Origem da Justiça.

Na versão estendida de Snyder, vemos, logo no início, Jimmy Olsen sendo assassinado, em um mesmo local em que Lois Lane é mantida como refém. Contudo, antes que ela tivesse o mesmo destino, seu grito de socorro aciona a superaudição de Clark Kent, que chega a tempo para evitar a morte de sua amada.

Aí, no meio do filme, é que vemos como Snyder homenageia a HQ clássica Batman: O Cavaleiro das Trevas, em que, em resumo, o Batman acusa o Superman de estar usando seus poderes em benefício próprio (ou, no caso, dos Estados Unidos), em vez de salvar a todos que precisam — “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, certo?

Continua após a publicidade

Certo, Lex Luthor diz ao Superman que sua mãe foi sequestrada e é mantida em cativeiro. Nesse momento, Clark faz uma varredura com sua superaudição, e precisa ignorar vários pedidos de socorro até finalmente comprovar que sua mãe está presa. E aí entra o “dilema do Superman”: se você pode ouvir tanta gente precisando da sua ajuda, quem e por que você decide salvar?

Tanto para o Superman quanto para o Homem-Aranha, trata-se de uma lição dolorosa, saber que, mesmo com tantos poderes e responsabilidades, não há como controlar tudo ou salvar a todos. E, provavelmente, mesmo que a trama da atual fase de Peter nada tenha a ver com esse “dilema”, esse tema se conecta nesse sentido — e, com certeza, veremos consequências da experiência de ele ter seu Sentido de Aranha sobrecarregado.