Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Superman não salva todo mundo que pede socorro?

Por| 27 de Junho de 2022 às 20h40

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

O Superman tem os poderes de um deus. E sua superaudição, somada à sua experiência, força e velocidade, ele é mesmo capaz até de ser quase onipresente quando as pessoas precisam de seu socorro. Mas se ele pode intervir por tanta gente que precisa, por que o super-herói não faz isso?

Bem, já falamos aqui mesmo no Canaltech sobre esse assunto, que, na verdade, foi peça-chave da discussão de Batman vs Superman: A Origem da Justiça e recebeu uma bela resposta no seriado Superman & Lois.

Continua após a publicidade

Mas, na verdade, essa resposta já tinha sido dada pelo próprio Superman nos quadrinhos, de uma forma que pode até parecer um pouco fria e assustadora para muitos dos fãs do Homem de Aço. Kal El falou ao Lanterna Verde Kyle Rayner por que se recusa a salvar todo mundo em Green Lantern # 149, escrito por Judd Winnick e desenhado por Doug Eaglesham e lançado em 2002.

Se o Superman pode salvar todo mundo, por que ele não o faz isso?

Quando Kyle Rayner se tornou um Lanterna Verde ainda mais poderoso, na forma de Íon, ele ganhou poderes que chegaram a rivalizar com os do próprio Superman. Na edição em questão, Rayner até mesmo conseguiu impedir uma invasão alienígena sem muito esforço. E eis que o Homem de Aço, além de elogiar, ensinou uma lição sobre salvar as pessoas.

Após dizer que Rayner vinha fazendo um bom trabalho, ele disse que os superpoderes, tanto os do Lanterna Verde quando os seus próprios, são destinados a parar forças do mal que estão muito além da capacidade de proteção das pessoas comuns. Pois, na visão de Clark Kent, qualquer salvamento que supere essa barreira pode roubar a independência da própria humanidade — ou seja, nós temos que conseguir resolver nossos próprios problemas, sem a intervenção e dependência de forças espaciais e alienígenas.

Continua após a publicidade

Para provar seu ponto, Superman mostra ao Lanterna Verde como, em apenas um pequeno período de tempo, Kyle já tem pessoas adorando-o como um deus na internet. O próprio Clark admite que há igrejas que o adoram, mas disse que não liga muito para essa posição — e que isso é resultado de seu bom trabalho. Mas fez questão de frisar que é preciso deixar a humanidade cuidar de si própria.

Por mais fácil que fosse para ele resolver os males da sociedade, isso privaria as pessoas de quem ele cuida de seu propósito e crescimento. E como Clark ama a Terra mais do que tudo, tornar a humanidade muito dependente e privá-la de coisas que fazem parte de seu próprio amadurecimento seria um erro que até poderia torná-lo… um vilão.

Continua após a publicidade

Assim, o Superman segue tentando ajudar a salvar o máximo de vidas que pode, mas não tem problema quando um trem cai por conta de um acidente e ele não está lá para cuidar de todos — afinal, isso faz parte do ciclo da vida; e de ser… humano.