Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entre tapas e beijos: as 10 melhores rivalidades entre super-heróis nas HQs

Por| 27 de Fevereiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Você tem aquele amigo chato que gosta de competir em tudo, que fala umas verdades para você quando ninguém tem coragem, e que, mesmo depois de tanto brigar, no final das contas, é impossível odiar tanto quanto amar? Pois é, nos quadrinhos também acontece isso, principalmente na Marvel Comics. Mas a DC Comics não fica muito atrás. E esta lista é dedicada justamente a essas deliciosas rivalidades.

Aproveito o conteúdo criado pelo George Marston, do Newsarama (ou Gamesradar), para fazer meus próprios comentários sobre essas rivalidades históricas. Vale destacar aqui que a Marvel gosta tanto de explorar esse lado humano dos heróis que arcos inteiros são dedicados a isso: quem não se lembra de Guerra Mundial Hulk? Ou de Guerra Civil, Dinastia M, Vingadores vs X-Men, e por aí vai.

Só para este ano, a Casa das Ideias já tem dois eventos dedicados às tretinhas entre super-heróis: Banner War vai colocar dois amigos que tiveram sua rivalidade aumentada depois dos filmes da Marvel Studios, Thor e Hulk; e Judgment Day, que vai colocar os X-Men, os Vingadores e os Eternos em uma “briga de família” daquelas.

Continua após a publicidade

Como dito, a DC também tem seus momentos; e abaixo estão as 10 rivalidades mais acirradas e divertidas entre super-heróis no quadrinhos.

10. Batman e Lanterna Verde Guy Gardner

Batman é um dos maiores críticos aos Lanternas Verdes, até porque a abordagem de Bruce Wayne é naturalmente diferente da dos Gladiadores Esmeralda. Enquanto o Homem-Morcego se move pelas sombras e usa bastante o medo contra seus inimigos, Hal Jordan, por exemplo, ilumina seu caminho justamente para sobrepujar o medo por meio de sua força de vontade.

Continua após a publicidade

E a desconfiança que normalmente gira em torno desses personagens ganhou ainda mais diversão na fase em que o Lanterna Verde da Liga da Justiça era o explosivo e falastrão Guy Gardner. Para quem não se lembra, nessa época, no começo dos anos 1990, os maiores ícones da DC vinham sendo reformulados, então, a Liga da Justiça teve seu título relançado apenas com heróis de “segunda linha” —  somente Batman, entre os mais conhecidos, ficou na equipe, para ser líder.

Só que Gardner é, digamos, tão espaçoso, que seu temperamento difícil questionando o tempo todo a liderança do Batman se tornou parte recorrente da hilária fase de J.M. DeMatteis e Keith Giffen. Um dos momentos icônicos desse período é o soco que Gardner toma na fuça depois de tanto irritar o já naturalmente mal-humorado Homem-Morcego.

9. Demolidor e Justiceiro

Continua após a publicidade

Atormentando pela culpa, o Demolidor vive sob dúvidas na fé cristã herdada do pai irlandês, e normalmente tem crises de depressão. Ainda assim, ele raramente mata, e, mesmo quando isso acontece, é por razões extremas, que vão completamente contra sua ideia de justiça. Suas próprias convicções católicas o impedem de combater o crime tirando vidas.

Já o Justiceiro não tem esse código moral. Frank Castle, embora não seja um vilão, muitas vezes age como um. Ok, vamos ser mais justos, Castle tem um código de honra próprio que o permite mandar seus inimigos, que normalmente são os mais sórdidos contraventores, para o inferno, sem titubear.

Esse choque de conceitos não acontece com frequência, mas quando ocorre se torna a rivalidade que menos envolve amizade nesta lista. A fase de Brubaker no título do Demolidor, em meados de 2000, mostra Castle respeitando Murdock, quando este esteve na prisão pela primeira vez.

Mas o primeiro encontro explosivo entre ambos, na fase de Frank Miller em meados dos anos 1960, mostra bem o contraste entre os dois personagens, em uma trama que leva Murdock ao extremo. Aliás, essa edição ganhou uma adaptação para a própria introdução do Justiceiro na série do Demolidor exibido na Netflix.

Continua após a publicidade

8. Superman e Shazam

Desde a época que era conhecido como Capitão Marvel, Shazam é considerado o “Superman da Terra”, devido ao fato de muitos de seus poderes serem inicialmente bastante semelhantes aos do Homem de Aço. E, veja bem, são 80 anos de rivalidade nos quadrinhos, envolvendo disputa por títulos mensais mais vendidos e até acusações de plágio nos tribunais.

Depois que a DC Comics adquiriu a editora Fawcett que era dona do personagem, Capitão Marvel virou Shazam e teve seu background mágico ampliado, justamente para diferenciá-lo do Superman. Contudo, isso também aumentou a rivalidade entre ambos, já que magia é um dos pontos fracos do Homem de Aço.

Continua após a publicidade

A melhor treta entre os dois acontece na excelente minissérie Reino do Amanhã, quando Shazam é manipulado por Lex Luthor e entra em choque com o Superman. Ambos são muito poderosos e, no final das contas, vemos por que Kal-El sempre vai levar vantagem: ele usa muito mais sua esperteza do que a força, vencendo Billy Batson com palavras, ao invés de socos — embora os sopapos aconteçam.

7. Flash Wally West e Lanterna Verde Kyle Rayner

O Flash Barry Allen e o Lanterna Verde Hal Jordan, ambos personagens que surgiram na Era de Prata dos Quadrinhos para levar à frente o legado de seus mentores Jay Garrick e Alan Scott, respectivamente, para um outro período, sempre foram os melhores amigos. O mesmo não se pode dizer de seus sucessores nos anos 1990.

Continua após a publicidade

Depois que Allen e Jordan morreram, coube a Wally West e Kyle Rayner levarem o legado a uma nova era. E como ambos eram novatos na Liga da Justiça, a rivalidade de dois jovens substituindo duas lendas da DC pesou, principalmente devido à idade deles: Rayner achava West muito relapso e tagarela, enquanto West via Rayner como indgno no cargo antes ocupado por Hal Jordan.

O resultado é que ambos brigavam o tempo todo por atenção ou para serem úteis na Liga da Justiça de Grant Morrison, em meados dos anos 1990. Veja bem, eles competiam por tudo, até mesmo quando se falava em videogame. Com o tempo, essa rivalidade se tornou uma amizade mais harmoniosa e, embora não se fale mais disso, a fase de tretinhas virou um marco em suas trajetórias.

6. Namor e o Tocha Humana original

Continua após a publicidade

Para muitos, o Tocha Humana é um integrante do Quarteto Fantástico. Mas quem conhece a Marvel Comics já de longa data, sabe que o Tocha Humana original lutou com os heróis na Segunda Guerra Mundial quando a editora ainda se chamava Timely Comics — o personagem fez até uma breve aparição na feira do pai de Tony Stark no primeiro filme do Homem de Ferro.

E, veja só, desde os anos 1940 a companhia já ensaiava o embate entre heróis que é característico da Casa das Ideias atualmente. Em uma brincadeira de “fogo contra água”, as páginas do título Marvel Mystery Comics apresentaram o conflito entre Namor e o Tocha Humana original — algo que seria recorrente nos anos seguintes.

Já décadas depois, essa rivalidade mudou, mas o alvo continuou parecido. Aliás, até foi ampliada. Namor também já entrou em combate com o Tocha Humana do Quarteto Fantástico, e foi além, criando atrito com a equipe inteira, principalmente depois que passou a nutrir uma paixão por Sue Storm, esposa de Reed Richards.

5. Homem-Aranha e o Tocha Humana

Continua após a publicidade

Sabe aquele amigo que pega no seu pé só para te encher o saco e chamar a atenção, porque, no fundo, ele te ama? Essa é a relação de Peter Parker e Johnny Storm, que, ao longo das décadas, foram se aproximando e as chacotas se tornaram também mensagens de apoio, especialmente nos momentos de tragédia.

Como os dois heróis têm idades e comportamentos semelhantes — ambos são bastante falastrões e sarristas —, os escritores passaram a aproximá-los. Os contrastes também são interessantes, já que Peter é pobre e um gênio científico; enquanto Johnny é rico e não liga muito para ciência. Atualmente, pode-se dizer que o Tocha Humana é o melhor amigo super-herói que o Homem-Aranha tem.

Uma das melhores histórias sobre essa amizade aconteceu em Fantastic Four #17, de 2012, logo após Johnny ser dado como morto ao impedir uma incursão da Zona Negativa na Terra. Nessa HQ, a Marvel assumiu de vez o bromance entre ambos.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a Marvel Studios tem uma chance de ouro nos cinemas: com Peter mais solitário após os eventos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa; e, com a chegada do Quarteto Fantástico, seria demais ver esse bromance reproduzido também nas telonas.

4. Hulk e Coisa

Os fãs mais recentes podem achar que o ideal seria a rivalidade entre Thor e Hulk. Mas essa tretinha é muito mais recente e a longa história de comparações entre as forças do Gigante Esmeralda e do Coisa, do Quarteto Fantástico, vem de muitas décadas de publicação.

Continua após a publicidade

A medição de forças entre a massa muscular de pedra do Coisa e o poder descomunal e crescente do Hulk apareceu em diversas histórias. E, em quase todas, o Hulk leva vantagem no combate físico, mas fica atrás quando o assunto é perspicácia e agilidade, já que Ben Grimm é muito astuto.

A partir do primeiro encontro, nas antigas, em Fantastic Four #12, esse combate passou a se tornar cada vez mais divertido e menos sério. E desde Fantastic Four #112, em que ambas as criaturas passavam por transformações instáveis, as histórias dessa eterna rivalidade foram se tornando mais hilárias — especialmente por conta do bom humor do Coisa.

3. Wolverine e Ciclope

Todo mundo que conhece os X-Men sabe do triângulo amoroso entre Jean Grey, Logan e Scott Summers. Aliás, as principais histórias do grupo mutante, incluindo a saga da Phoenix Negra e Era do Apocalipse, contam com embates fervorosos entre Wolverine e Ciclope.

O duelo entre garras e rajadas ópticas já renderam muitos combates interessantes, assim como o respeito crescente que ambos passaram a nutrir um pelo outro, aceitando suas diferenças ao longo do tempo.

Contudo, em X-Men: Cisma, que levou ao trágico conflito entre os Vingadores e os X-Men, a raiva entre ambos escalou e eles ficaram de “cara virada” um para o outro por um longo tempo. Mas… na atual fase de Jonathan Hickman, Wolverine e Ciclope até mesmo sugeriram serem apaixonados um pelo outro, assim como ambos por Jean Grey, formando um “trisal”. O amor venceu.

2. Capitão América e Homem de Ferro

Essa é talvez uma das rivalidades mais populares atualmente, principalmente por conta dos filmes da Marvel Studios, que escalaram a as diferenças entre o industrialista futurista de Robert Downey Jr. com o soldado romântico dos anos 1940 de Chris Evans. E, depois da adaptação de Guerra Civil, o contraste ficou ainda mais interessante.

Nos quadrinhos, há momentos emocionantes sobre essa rivalidade, que muitas vezes acaba em tragédia e destaca o grande respeito e consideração que Stark e Rogers têm um pelo outro. Após os eventos de Guerra Civil nos quadrinhos, Stark protagoniza cenas que fazem os olhos suarem, ao ver o Capitão América morto, no final dos anos 2000.

E, embora ambos vivam se irritando, como quando Rogers descobriu que Stark ajudou a apagar sua mente, há uma dinâmica que envolve o Thor e que afeta os Vingadores e o mundo todo: quando Stark e Rogers não estão bem um com o outro, os heróis levam surras homéricas; mas quando ambos estão unidos, nada consegue detê-los.

1. Batman e Superman

O melhor dos amigos, o pior dos inimigos. Dois lados da mesma moeda. Frenemies. Essa é a mais recorrente rivalidade que acontece nos quadrinhos, há muitas décadas. Como um homem mortal pode vencer um deus? E como a esperança pode sempre iluminar a escuridão?

Essas são as principais perguntas que permeiam as mais interessantes histórias de rivalidade entre Batman e Superman, principalmente quando os dois trocam de papeis, justamente para inspirar a confiança e a força um no outro. Ver como o Batman usa sua inteligência e o próprio caráter do Homem de Aço para vencê-lo em Batman: O Cavaleiro das Trevas é incrível.

E o que dizer da reação do Superman quando Lex Luthor aparentemente mata o Batman no fim de Justice League Animated? Ou quando Kal-el mostra fúria semelhante ao ver o amigo também aparentemente morto por Darkseid em Crise Final?

Nesses momentos, é emocionante notar que, embora muitos diferentes, ambos se conhecem tão bem que somente um poderia parar o outro. E somente um pode fazer o outro rir e chorar com tanta intensidade. Assim como nas melhores amizades.