Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Batman pode se tornar ameaça multiversal ao perder a sanidade

Por| 13 de Dezembro de 2023 às 15h12

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Batman está muito perto de perder sua sanidade na atual fase dos quadrinhos. O Batman de Zur-En-Arrh, uma “personalidade reserva” criada como defesa automática contra domínio mental, ganhou vida própria ultimamente e vem aumentando sua presença nos pensamentos de Bruce Wayne. E, agora, isso vem escalando para uma ameaça para todo o Multiverso DC.

Atenção para spoilers de Batman #140!

O Batman de Zur-En-Arrh apareceu pela primeira vez em Batman #113, de 1958, como uma versão de nosso herói em outro planeta, em uma daquelas tramas mais malucas e inocentes do início da Era de Prata dos Quadrinhos. Só que, em 2006, o roteirista Grant Morrison explicou que, na verdade, trata-se de um plano plano de contingência do próprio herói, para quando sua mente está comprometida.

Continua após a publicidade

Assim, o Batman de Zur-En-Arrh assume o comando da mente de Bruce, em um “estado estado básico” de defesa, capaz apenas de agir por meio de seus instintos para evitar que alguém se apodere completamente de seu corpo. Esse alter-ego é muito mais violento, e, desde o ano passado, vem tomando conta dos pensamentos do herói.

Bruce tem mostrado severos traços de desgastes mentais e físicos nos últimos meses, e esse alter-ego tem, aos poucos, tomado controle de suas ações. Durante a recente Guerra de Gotham, por exemplo, o Batman de Zur-En-Arrh influenciou-o a fazer uma lavagem cerebral em Jason Todd e a colocar em risco a identidade de vários aliados.

Em seu ato mais recente, Zur-En-Arrh até conseguiu isolar Bruce da BatFamília, deixando-o mais suscetível ao controle total. E o maior indício de que ele está conseguindo é o fato de o Homem-Morcego ter decidido algo que nunca faria: matar o Coringa.

Continua após a publicidade

Ameaça multiversal

Em Batman #140, lançado nesta semana, o Batman de Zur-En-Arrh acaba de assumir o controle do corpo de Bruce para matar o Coringa de uma vez por todas. Enquanto isso, Bruce está preso dentro de sua própria cabeça, onde é confrontado por variantes de Zur-En-Arrh de todo o multiverso.

As variantes dessa personalidade reserva revelam que o Prime Zur-En-Arrh, a original e líder de todas as outras, recrutou-os durante a jornada de Bruce pelo multiverso, quando vimos nosso herói conhecer outros Cavaleiros das Trevas de outras Terras.

Continua após a publicidade

E aí é que ele explica seu plano, que torna a insanidade de Batman em uma ameaça muito maior: assim que Zur-En-Arrh derrotar o crime no mundo de Bruce, a Terra principal do Multiverso DC, esse coletivo pretende fazer o mesmo em outras Terras. E o pior: as tramas têm mostrado que esse alter-ego é determinado o suficiente para fazer o que for necessário para cumprir sua missão, já que ele foi criado para ser incansável em seu papel.

Ainda veremos como isso vai escalar e como Batman, sua BatFamília, agora distante; e a própria Liga da Justiça, vão lidar com Zur-En-Arrh.