Publicidade

Batman amnésico revela identidade em reviravolta estarrecedora

Por| 08 de Dezembro de 2023 às 19h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Depois de oferecer uma lúdica confusão aos leitores introduzindo pelo menos mais dois Coringas na atual cronologia de seu cânone oficial, a DC Comics foi além e agora surpreendeu não somente os leitores como também os próprios personagens em uma trama com um Batman amnésico perambulando pelas ruas de Gotham City. E a reviravolta sobre a revelação de sua identidade chocou a sociedade.

Atenção para spoilers de Batman: The Brave and the Bold #7!

Batman vive uma fase em que os danos psicológicos causados pela sua jornada de combate ao crime durante todos esses anos está cada vez mais evidente. O Cavaleiro das Trevas é o único herói que consegue pensar como vilões e se aprofundar no lamaçal mais repugnante da mente de criminosos sem se contaminar ao ponto de se tornar um deles.

Continua após a publicidade

Mas isso cobra um preço, que tem se tornado cada vez mais alto. Atualmente, além de desgastado psicologicamente, Bruce Wayne tem tido problemas em manter sua faceta chamada Batman de Zur-En-Arr, que serve como uma contingência impiedosa e “básica” quando um gatilho aciona sua defesa automática contra manipulação mental.

Qual é a reviravolta estarrecedora?

Como Batman vem sofrendo esse desgaste, ninguém estranhou quando ele apareceu amnésico, esquisitão e bem baixa-renda nos subúrbios de Gotham City, em uma trama da revista Batman: Brave and the Bold #7, lançado recentemente. Wayne acorda apenas com seu traje um ou outro cacareco no cinto de utilidades — que, né, perdeu um pouco sua função, nesse caso.

Continua após a publicidade

Para reaprender o que esqueceu sobre ser um combatente do crime, Batman começa a treinar com seu novo companheiro, Hoopoe. A reviravolta chocante ocorre quando o Homem-Morcego é convocado pela polícia de Gotham City, quando, surpreendentemente, ele se encontra com outro Cavaleiro das Trevas esperando por ele no local.

Eis que ali o Batman amnésico revela que não é Bruce Wayne, mas sim Frank Freeman: um artista marcial profissional e ladrão que tentou roubar o Homem-Morcego e perdeu a memória quando o atrapalhado gatuno não conseguiu afanar o que almejava.

Essa revelação foi estarrecedora porque outros personagens que já assumiram o manto de Batman, a exemplo de Azrael ou Jace Fox, geralmente têm suas identidades conhecidas pelo leitor — e o fato de nem mesmo os fãs saberem disso tornam essa uma reviravolta chocante.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a DC fez algo semelhante com o Coringa há pouco tempo, quando introduziu um outro Palhaço do Crime amnésico que também se declarava o verdadeiro.