SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Batman finalmente encontra um oponente que não consegue vencer

Por| 29 de Agosto de 2023 às 15h56

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Os leitores das histórias de Batman sabem que não leem suas tramas para saber se ele vai vencer, e sim apenas como vai fazer isso. O Homem-Morcego sempre está preparado e sete passos à frente de qualquer ameaça, devido a paranoia e obsessão por planos de contingência que sempre podem reverter alguma desvantagem ou imprevisto. Mas… ele finalmente encontrou um oponente imbatível.

Atenção para spoilers de Batman/Catwoman: The Gotham War – Battle Lines #1!

Em uma prévia de Batman/Catwoman: The Gotham War – Battle Lines #1, que desembarca esta semana nas prateleiras gringas, Batman e o resto da Liga da Justiça estão exaustos após a difícil vitória contra o vilão Insônia, no evento de “terror de verão” da DC Comics, Knight Terrors. E, em seu estado sonolento, o Homem-Morcego se encontra com sua “personalidade reserva”, o Batman de Zur-En-Arrh.

Continua após a publicidade

Para quem não conhece, o Batman de Zur-En-Arrh, introduzido quase como uma piada na Era de Prata dos Quadrinhos, ganhou uma importância sombria durante o arco escrito por Grant Morrison nos anos 2000: o de ser um “safe reboot” do Homem-Morcego, no caso de seu “sistema mental principal” estar comprometido — se ele estiver, por exemplo, sendo manipulado por algum vilão ou fora de seu estado normal de consciência.

Só que, na prévia vista, Batman contempla a possibilidade de se livrar dessa “personalidade reserva”. E é aí que o próprio Batman de Zur-En-Arrh questiona isso: "E se sua mente for sequestrada?". O que o leva ao confronto com alguém que Bruce Wayne não consegue vencer.

Por que Batman não pode vencer o Batman de Zurr-En-Arrh?

Continua após a publicidade

Embora a personalidade tenha como objetivo manter Bruce seguro, Zur-En-Arrh também desenvolveu Failsafe, uma contingência robótica destinada a neutralizar Batman caso ele tirasse uma vida.

Desde que o Failsafe foi ativado depois que Batman foi falsamente acusado de assassinato, Bruce e sua “personalidade reserva” passaram por alguns conflitor, até que o Homem-Morcego conseguiu trancar Zur-En-Arrh nos recessos de sua própria mente.

Mas por mais preparado que Batman seja, Zur-En-Arrh foi projetado para ser sua versão mais “enxuta e eficiente”, com gatilhos para resistir até mesmo à possibilidade de Bruce tentar eliminá-lo de seu sistema — algo que ele poderia tentar caso estivesse sendo dominado por um vilão, por exemplo.

Continua após a publicidade

E aí que o próprio Zur-En-Arrh explica por que ele é imbatível: ele diz que é a própria manifestação de seu planejamento, a melhor opção para sua paranóia de preparação com planos de contingência para salvar Gotham City.

Ainda veremos os desdobramentos dessa conversa, e quais são os planos de Zur-En-Arrh, que, aparentemente, quer manipular Bruce e até aumentar seu controle sobre sua mente. Mas, até o momento, este é um adversário que Batman realmente ainda não pode vencer.