Publicidade

Batman finalmente encontra um oponente que não consegue vencer

Por  | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Os leitores das histórias de Batman sabem que não leem suas tramas para saber se ele vai vencer, e sim apenas como vai fazer isso. O Homem-Morcego sempre está preparado e sete passos à frente de qualquer ameaça, devido a paranoia e obsessão por planos de contingência que sempre podem reverter alguma desvantagem ou imprevisto. Mas… ele finalmente encontrou um oponente imbatível.

Atenção para spoilers de Batman/Catwoman: The Gotham War – Battle Lines #1!

Em uma prévia de Batman/Catwoman: The Gotham War – Battle Lines #1, que desembarca esta semana nas prateleiras gringas, Batman e o resto da Liga da Justiça estão exaustos após a difícil vitória contra o vilão Insônia, no evento de “terror de verão” da DC Comics, Knight Terrors. E, em seu estado sonolento, o Homem-Morcego se encontra com sua “personalidade reserva”, o Batman de Zur-En-Arrh.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para quem não conhece, o Batman de Zur-En-Arrh, introduzido quase como uma piada na Era de Prata dos Quadrinhos, ganhou uma importância sombria durante o arco escrito por Grant Morrison nos anos 2000: o de ser um “safe reboot” do Homem-Morcego, no caso de seu “sistema mental principal” estar comprometido — se ele estiver, por exemplo, sendo manipulado por algum vilão ou fora de seu estado normal de consciência.

Só que, na prévia vista, Batman contempla a possibilidade de se livrar dessa “personalidade reserva”. E é aí que o próprio Batman de Zur-En-Arrh questiona isso: "E se sua mente for sequestrada?". O que o leva ao confronto com alguém que Bruce Wayne não consegue vencer.

Por que Batman não pode vencer o Batman de Zurr-En-Arrh?

Embora a personalidade tenha como objetivo manter Bruce seguro, Zur-En-Arrh também desenvolveu Failsafe, uma contingência robótica destinada a neutralizar Batman caso ele tirasse uma vida.

Desde que o Failsafe foi ativado depois que Batman foi falsamente acusado de assassinato, Bruce e sua “personalidade reserva” passaram por alguns conflitor, até que o Homem-Morcego conseguiu trancar Zur-En-Arrh nos recessos de sua própria mente.

Mas por mais preparado que Batman seja, Zur-En-Arrh foi projetado para ser sua versão mais “enxuta e eficiente”, com gatilhos para resistir até mesmo à possibilidade de Bruce tentar eliminá-lo de seu sistema — algo que ele poderia tentar caso estivesse sendo dominado por um vilão, por exemplo.

Continua após a publicidade

E aí que o próprio Zur-En-Arrh explica por que ele é imbatível: ele diz que é a própria manifestação de seu planejamento, a melhor opção para sua paranóia de preparação com planos de contingência para salvar Gotham City.

Ainda veremos os desdobramentos dessa conversa, e quais são os planos de Zur-En-Arrh, que, aparentemente, quer manipular Bruce e até aumentar seu controle sobre sua mente. Mas, até o momento, este é um adversário que Batman realmente ainda não pode vencer.