Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 personagens que a DC copiou da Marvel na cara-dura

Por| 27 de Junho de 2023 às 15h56

Link copiado!

DC Comics/Marvel Comics
DC Comics/Marvel Comics

A Marvel Comics e a DC Comics têm uma curiosa mania de lançar personagens e eventos muitos parecidos uns com os outros — e, na verdade, na maioria das vezes, é mesmo porque se trata de uma coincidência. Mas, em algumas situações, não tem como disfarçar, dá para notar que uma copiou da outra explicitamente.

O CBR fez uma lista com 20 desses personagens que, se não dá para afirmar com certeza que os artistas, editores e escritores copiaram, pelo menos é possível concluir que realmente há muita coisa em comum entre eles.

1. Aquaman e Namor

Continua após a publicidade

Namor estreou em 1939, como um dos primeiros personagens da editora que viria a ser a Marvel Comics. Aquaman foi lançado pela DC Comics em 1941, e as únicas diferenças eram mesmo o traje e a aparência — até a origem, os pais humanos e submarinos, e a realeza perdida são temas em comum.

2. Guardião e Capitão América

O Capitão América foi criado na mesma época do Namor, um ano depois, em 1940, também pela Timely Comics. O Guardião, que também tem uma orientação patriótica e usa um escudo indestrutível, foi recontextualizado como um herói da Segunda Guerra Mundial, e, além de tudo, foi criado pelos mesmos pais de Steve Rogers: Joe Simon e Jack Kirby.

3. General Wade Eiling e General Thaddeus "Thunderbolt"

O General "Thunderbolt" Ross, um dos maiores inimigos do Hulk, foi criado em 1962. Já o General Wade Eiling surgiu em 1987, e, além da aparência, também tem um antagonismo parecido com de Ross diante do Capitão Átomo.

Continua após a publicidade

O curioso é que a Marvel “deu o troco”, quando Eiling se tornou um supervilão chamado General, em 1999: em 2008 Ross também ganhou poderes quando se transformou no Hulk Vermelho.

4. Predador e Demolidor

Embora sempre tenham existido vários heróis urbanos “de rua”, não há como fazermos uma ponte entre o Predador (Gangbuster, no original em inglês). O Demolidor foi criado em 1964 e, assim como Matt Murdock faz com a Cozinha do Inferno, José Delgado protege a Favela Suicida de Metrópolis com traje, cores e bastões parecidos com o do herói da Marvel — só que o da DC Comics nasceu em 1987.

Continua após a publicidade

5. Soviete Supremo e Homem de Ferro

O Homem de Ferro foi criado em 1963, enquanto o Soviete Supremo nasceu em 1987. Há como argumentar que ambos têm uma diferença primordial: Tony Stark é um narcisista que representa o capitalismo individualista dos Estados Unidos, enquanto o Dmitri Pushkin atua bem em equipe e é mais dedicado ao povo Rússia. Mas ambos são produtos da Guerra Fria e usam a tecnologia e a armadura poderosa como suas principais armas.

6. Capuz Vermelho e Soldado Invernal

Continua após a publicidade

Bucky Barnes apareceu pela primeira vez na Timely Comics em 1941, mas sua reviravolta como o aparente vilão Soldado Invernal, e depois a redenção como anti-herói, aconteceu em 2005. Já Jason Todd teve sua estreia em 1983, ressurgindo como o também aparente vilão Capuz Vermelho, em 2005.

Embora tenha sido o mesmo ano, o caminho para tornar Bucky um anti-herói aconteceu antes do Capuz Vermelho — e a jornada de Todd foi muito parecida, de uma forma que ficou impossível não associá-la à trajetória do Soldado Invernal.

7. Red Tool e Deadpool

Continua após a publicidade

Bom, para começar basta olhar o nome de ambos para notar que há uma clara referência. Embora Deadpool tenha começado como uma cópia do Exterminador, em 1991, Red Tool apareceu como uma cópia descarada em 2014. Wade Wilson, Wayne Wilkins, anti-heróis, excêntricos e violentos — só mesmo as cores são diferentes.

8. Leão Vermelho e Pantera Negra

Continua após a publicidade

O Pantera Negra nasceu em 1966, e, embora tenhamos visto sua evolução nas últimas décadas, com o ápice sendo apresentado nos cinemas em 2018, não dá para deixar de comparar a história de fundo, os poderes, o traje e até mesmo as motivações com o Leão Vermelho, que foi lançado em 2016 — a única diferença é que Matthew Bland era um senhor da guerra brutal e T'Challa era um rei heróico.

9. Damage (Elvis Ethan Avery) e Hulk

A DC Comics sempre teve o desejo de contar com um personagem vindo de um conceito tão simples e poderoso quanto o Hulk — veja bem, até o Apocalypse, que matou o Superman, tem algo do Gigante Esmeralda. A resposta veio por meio de Elvis Ethan Avery, que, assim como Bruce Banner, é um homem tímido que se torna uma besta incontrolável.

Continua após a publicidade

Só que o Hulk foi criado em 1962, enquanto Damage (não confundir com o Detonador, que tem o mesmo nome em inglês) nasceu em 2011.

10. Sideways e Homem-Aranha “Ultimate”

O Homem-Aranha Ultimate foi a melhor atualização que a Marvel Comics fez em um de seus ícones, em 2000 — tanto que se tornou uma referência de como modernizar suas principais propriedades. A DC Comics, claro, notou isso também, e a resposta, embora tardia, aconteceu em 2018.

Continua após a publicidade

Derek James também sofre bullying no colégio, mora com pais adotivos e tem um romance aparentemente distante da realidade. Se não bastasse isso, é só olhar o uniforme, o comportamento e as próprias poses de ação para notar que a DC fez de Sideways seu próprio Homem-Aranha atualizado — daí a comparação com a “versão Ultimate”.

Fonte: CBR