Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 personagens que a Marvel copiou da DC na cara-dura

Por| 27 de Junho de 2023 às 18h30

Link copiado!

Marvel Comics/DC Comics
Marvel Comics/DC Comics

Pois é, a Marvel Comics e a DC Comics tem essa mania de “emprestar” ideias de personagens e sagas uma da outra. Muitas vezes, trata-se de coincidência, afinal, embora suas linhas editoriais sejam opostas, muitos editores, escritores e desenhistas têm formação semelhante, e até mesmo já trabalharam nas duas empresas. Mas, em muitos casos, é só uma roubando conceitos da outra mesmo.

O CBR fez uma lista com 20 desses personagens que a Marvel surrupiou da DC, e, ainda que não seja possível dizer com toda a certeza de que se trata de plágio, fica impossível não notar que realmente há muita coisa em comum.

1. Grande Sociedade e A Liga da Justiça

Continua após a publicidade

A Grande Sociedade era um grupo de super-heróis da Terra-4290001, que apareceu pela primeira vez em 2014, quando a revista dos Novos Vingadores mostravam os Illuminati lutando com as Incursões de outras Terras. Desde a Caixa de Desejos, que é uma versão marvete da Caixa Materna decenauta, tudo lembra a Liga da Justiça, que estreou nos quadrinhos em 1960.

2. Gata Negra e Mulher-Gato

Felícia Hardy apareceu como uma antagonista e interesse romântico do Homem-Aranha em 1979. Seu relacionamento muitas vezes anti-heróico, assim como suas habilidades como ladra e seu próprio design tornaram fáceis a comparação com a Mulher-Gato, que nasceu bem antes, em 1940.

3. Hyperion e Superman

Assim como a DC Comics sempre quis ter seu próprio Hulk, a Marvel criou várias versões de um Superman, mas Hyperion foi o que mais se aproximou de Kal-El. Assim como o Homem de Aço, ele foi um bebê enviado de um planeta moribundo rumo à Terra.

Continua após a publicidade

Também foi criado por pais humanos antes de se tornar um herói e líder de um grupo de super-heróis. Hyperion foi criado em 2012, enquanto o Superman surgiu em 1938.

4. Radical e Batman

Assim como Bruce Wayne, o bilionário Dwayne Taylor viu seus pais morrerem na frente dele, e jurou vingá-los lutando contra o crime. Para isso, treinou seu corpo e mente, para, depois, integrar o grupo chamado Novos Guerreiros. Radical foi criado em 1989, enquanto Batman estreou em 1939 — e a única grande diferença do personagem da Marvel Comics é que ele preferia skate do que morcegos.

Continua após a publicidade

5. Edwin Jarvis e Alfred Pennyworth

A partir de 1943, Batman passou a ter um “lado humano” e “normal” mais presente em sua vida, como um auxiliar e o que viria a ser chamado de “homem da cadeira” — aquele que fica na base ajudando os heróis. Os Vingadores só viriam a ter seu próprio “Alfred” em 1964 quando Jarvis passou a desempenhar um papel semelhante — eles são tão parecidos que a Marvel Studios até mudou-o para uma versão virtual, justamente para evitar comparações.

6. Senhor Fantástico e Homem-Borracha

Continua após a publicidade

Embora Reed Richards seja muito mais importante e popular, o Homem-Borracha apareceu primeiro, em 1941. Somente em 1961 é que o Senhor Fantástico deu as caras, com os mesmos poderes de alongamento do corpo, como se seus membros fossem elásticos.

7. Nova Sam Alexander e Besouro Azul Jaime Reyes

Continua após a publicidade

Tanto Nova quanto o Besouro Azul são personagens que possuem raízes mais antigas na Marvel Comics e DC Comics, respectivamente. Ambos morreram e passaram seus legados de poderes alienígenas para heróis adolescentes. Enquanto Jaime Reyes apareceu em 2006, Sam Alexander estreou em 2011.

8. Tropa Nova e Tropa dos Lanternas Verdes

Ainda que o Lanterna Verde muitas vezes seja equiparado ao Surfista Prateado, a maior referência entre os Gladiadores Esmeraldas da DC Comics e os heróis da Marvel está na Tropa Nova. A semelhança é inegável, já que ambas são forças policiais turbinadas por artefatos.

Continua após a publicidade

Só que, enquanto a Tropa dos Lanternas Verdes apareceu pela primeira vez em 1959, a Tropa Nova só viria a dar as caras em 1979.

9. Esquadrão Supremo e Liga da Justiça

A Grande Sociedade já tinha grande “inspiração” na Liga da Justiça, mas foi o Esquadrão Supremo que realmente copiou de forma explícita o grupo da DC, com suas próprias versões de Superman, Flash, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batman e Aquaman.

Continua após a publicidade

O Esquadrão Supremo, ainda que tenha nascido em 1971 para ser um contraste aos Vingadores, chegou a ter uma série seus “próprios genes”, por assim dizer, em meados de 2000. Contudo, sempre será lembrado como uma cópia da Liga da Justiça, que estreou em 1960.

10. Deadpool e Exterminador

Uniforme, espada, poder de cura, expertise em armas e artes marciais. Tudo que Deadpool mostrou em sua estreia, em 1991, já era possível ver em Exterminador, antagonista que ficou famoso por rivalizar com os Novos Titãs desde 1980.

Continua após a publicidade

Ao longo do tempo, Deadpool se distanciou do comportamento do Exterminador e até se tornou mais popular atualmente, principalmente por conta de seus dois filmes de sucesso com Ryan Reynolds. Mas não dá para negar que foi uma cópia escancarada da Marvel.

Fonte: CBR