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O logotipo da Apple realmente respeita a proporção áurea?

Por  • Editado por Wallace Moté | 

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Wes Hicks/Unsplash
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O logo da Apple é um dos mais conhecidos do planeta, até por conta de sua longevidade — afinal, ele usa praticamente as mesmas formas desde a década de 1970. Algumas pessoas afirmam até que ele respeita a chamada proporção áurea, algo que muitos se perguntam e debatem até hoje, mas será que isso é verdade?

A resposta curta para essa questão é: não, não respeita. Mas, se você entrou neste texto, provavelmente quer mais do que uma resposta curta.

O que é a proporção áurea

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Para saber por que o logotipo da Maçã não respeita a proporção áurea, é preciso saber inicialmente o que é isso. Não se preocupe, mais para baixo vamos falar do caso da Apple em específico.

A proporção é conhecida por ser um elemento de equilíbrio em obras de arte ou outros projetos visuais — que envolvem também os logotipos. A ideia é fazer com que partes maiores da imagem sejam contrabalançadas por seções menores, formando um certo conforto visual.

Trata-se de um conceito parecido com a chamada regra dos terços, muito utilizada por fotógrafos mundo afora. Na prática, isso significa que imagens com elementos descentralizados podem proporcionar uma sensação ainda mais positiva em comparação com cenas totalmente simétricas, dependendo da situação.

A razão áurea é aplicada em projetos de monumentos da Grécia Antiga, e ela é inclusive relacionada a obras de Leonardo da Vinci, como o Homem Vitruviano e a Mona Lisa. De maneira teórica, é possível identificar a proporção “perfeita” entre elementos por meio de um número constante irracional chamado de “número de ouro” — comumente arredondado para 1,618.

Em prol da simplicidade, não será abordada a construção matemática para chegar a esse valor — porém, acredite, ela existe com base em uma série de propriedades algébricas.

Em termos mais práticos, é possível identificar algo próximo da proporção áurea nos próprios braços. Para isso, basta considerar a distância entre a ponta dos dedos e o pulso como um comprimento que mede 1 — dentro desta nova escala imaginária, a distância entre o pulso e o cotovelo será de 1,618.

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Apple e proporção áurea

Publicações do designer de produto do portal Quora, David Cole, mostram que a Apple não respeita esta exata relação na famosa maçã. Além disso, a proporção áurea não é citada em qualquer material que especifique o processo de criação da marca, ocorrido na década de 1970.

As explicações de Cole podem ser vistas a partir de 3:44 no vídeo abaixo, em inglês:

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Alguns trabalhos mostram que existe um senso claro de proporcionalidade entre os elementos visuais da maçã, como sua folha superior e a mordida. Contudo, esta relação estaria mais próxima das constantes 1,53 e 1,73, sem necessariamente atender ao número 1,618 calculado para a proporção áurea.

Portanto, a marca da Apple só atende aos critérios da proporção áurea se eles forem generalizados a ponto de a denominação não fazer mais sentido.

Além disso, a Apple teve diferentes versões da maçã ao longo de sua história: no início, o formato era mais “esticado” na vertical, por exemplo. Outro exemplo de distinção é visto entre a marca mostrada no press kit oficial, e o seu símbolo Unicode — ou seja, o padrão utilizado para representação em computadores em formato de texto.

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Portanto, é possível afirmar que a maçã fica em uma espécie de ponto intermediário: afinal, suas formas foram pensadas de forma cuidadosa para harmonizarem entre si, mas não necessariamente sob a rigidez da proporção áurea.

Fonte: Quora