MWC 2018 | Samsung confirma alto-falante inteligente para o 2º semestre
Por Ricardo Ballarine |
O mercado de alto-falantes inteligentes é um dos mais aquecidos e que começa a ser explorado pelas empresas de tecnologia. Amazon, Google e Apple já têm seus speakers. Empresas como Spotify estudam entrar nesse mercado — até o Facebook planeja seu próprio aparelho.
Agora, é a Samsung que anuncia a entrada em definitivo nesse segmento. No MWC 2018, DJ Koh, presidente da divisão mobile da empresa, confirmou que o alto-falante inteligente sai no segundo semestre deste ano. Usará, claro, a Bixby, a assistente virtual da sul-coreana.
Rumores anteriores informavam que a Samsung planejava lançar seu alto-falante inteligente ainda no primeiro semestre de 2018. Agora, a companhia não só confirma o desenvolvimento do gadget como também atualiza a data de apresentação do speaker. O projeto está em execução desde agosto do ano passado. Apesar da mudança da data de entrega, o preço inicialmente estabeleccido não foi alterado no anúncio feito por Koh — US$ 200.
Os detalhes do projeto ainda são poucos, mas há indicações de que a Samsung deverá conectar seu speaker com o sistema SmartThings – conjunto de dispositivos, como hubs, sensores e tomadas, que ajudam a controlar a casa. Terá, é claro, as funções básicas de um alto-falante inteligente, como reprodução de músicas, alertas e lembretes, e temporizadores.
Mercado premium
Em entrevista ao The Wall Street Journal, Koh deu uma dica de como a Samsung vai se posicionar nesse mercado. Segundo o executivo da empresa, o speaker que entrar no mercado premium, o que indica um novo campo de batalha com a Apple, que tem o HomePod neste nicho. Dessa forma, a Samsung deixa para trás a competição com o Google Home e o Amazon Echo, que são mais acessíveis e populares.
Com o novo speaker da Samsung, as assistentes virtuais se reforçam como um campo a ser cada vez mais explorado pela indústria. Bixby (Samsung), Assistente (Google), Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft) estão na disputa pelas preferências do consumidor.
Fonte: The Verge