Publicidade

Faz sentido desligar ou reiniciar o modem quando a internet está ruim?

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Julho de 2022 às 08h35

Link copiado!

Faz sentido desligar ou reiniciar o modem quando a internet está ruim?
Faz sentido desligar ou reiniciar o modem quando a internet está ruim?

Desligar da tomada ou reiniciar um dispositivo que está lento ou travando é quase uma “regra universal” da tecnologia. Mas será que isso também funciona quando a conexão com a Internet está ruim? O Canaltech te explica o que há por trás dessa “técnica” e quais outros benefícios ela pode trazer.

Reiniciar o modem quando a internet está lenta funciona?

A resposta para essa pergunta é: sim, reiniciar ou desligar o modem ou roteador pode ajudar a melhorar o desempenho da Internet. A princípio, isso pode estar relacionado ao ciclo de energia do aparelho que fornece o sinal de Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, os dispositivos podem estar com o software e o hardware sobrecarregados. Tal como, o superaquecimento dos componentes internos pode interferir no desempenho do aparelho e, então, causar lentidão.

Ao desligar o dispositivo, a energia dos transistores é descarregada e a memória RAM é atualizada. Ou seja, todos os processos que estavam causando o “congestionamento” são encerrados e o sistema voltará ao “estado inicial”.

Vale explicar que essa “técnica” não aumenta a velocidade da Internet de forma geral, isso está relacionado ao plano contratado pelo usuário. Reiniciar o modem ou roteador apenas fará com que o dispositivo volte a funcionar sem sobrecargas e a conexão será melhorada pontualmente.

Continua após a publicidade

Às vezes, a lentidão pode estar relacionada à largura da banda, à interferência no sinal Wi-Fi ou até mesmo ao dispositivo que está tentando se conectar à rede. Esses casos exigem outras soluções que vão além de apenas reiniciar o modem ou roteador.

Qual a forma correta de reiniciar o modem e melhorar a internet?

Reiniciar o modem pode ser algo simples, mas exige atenção. São necessárias algumas ações para evitar uma dor de cabeça maior que a lentidão da Internet.

Em primeiro lugar, o usuário deve evitar usar os botões de reinicialização dos aparelhos: os pequenos furos na parte de trás do dispositivo que podem ser acessados com um clipe. Ao usar esse recurso, há o risco de redefinir o acessório para o padrão de fábrica e apagar as configurações prévias feitas pelo usuário ou técnico da operadora.

Continua após a publicidade

A recomendação é sempre usar o botão de energia para desligar ou reiniciar o modem. Caso o dispositivo não tenha essa opção, a única saída é tirá-lo diretamente da tomada.

Para melhores resultados, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Desligue o modem da tomada;
  2. Espere ao menos 30 segundos antes de plugar o aparelho na tomada novamente. Esse pequeno intervalo é o tempo necessário para descarregar a energia dos transistores do aparelho e a memória RAM ser atualizada;
  3. Conecte o modem na tomada e espere ao menos um minuto antes de ligar o dispositivo;
  4. Aguarde que o modem esteja totalmente ligado. Por exemplo, todas as luzes que indicam a conexão do aparelho devem estar acesas;
  5. Então, realize o teste para ver se o problema de lentidão desapareceu. Basta conectar o computador ou outro dispositivo à rede e verificar a velocidade para carregar páginas da Internet.
Continua após a publicidade

Caso o computador e o modem aceitem cabos Ethernet, a sugestão é realizar um teste cabeado. Uma conexão com fio costuma oferecer dados de velocidade mais claros e livres de interferências.

Desligar ou reiniciar o modem realmente funciona?

Como dito, desligar ou reiniciar o modem realmente pode ajudar a melhorar a velocidade de conexão da Internet. Contudo, essa é uma melhoria pontual, caso o software ou hardware do acessório estejam sobrecarregados.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a “tradicional técnica” não melhora ou amplia a largura de banda contratada pela operadora. Bem como, é preciso avaliar se não há problemas de interferências no sinal de Wi-Fi ou com o próprio dispositivo conectado à rede.

Você sabia que o “velho truque” de ligar e desligar o modem faz realmente sentido? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que estejam precisando dessa ajuda.

Fonte: Bandwidth Place, Insight IT