Desligar o Wi-Fi a noite pode melhorar sua conexão?

Por Lu do Magalu | 17 de Junho de 2021 às 11h30
Alesmunt/Canva

Oi, gente! Com o passar dos anos, os roteadores de internet, se tornaram cada vez mais presentes nas casas brasileiras, né? As redes Wi-Fi estão presentes até mesmo em vários espaços públicos. Isso tudo é um reflexo dessa realidade que está mais conectada. Só que, ao mesmo tempo, problemas com Wi-Fi como ausência de sinal, travamentos e lentidão acabam atrapalhando bastante algumas tarefas no dia a dia das pessoas. 📶

Por isso, hoje eu vim tirar uma dúvida sobre o uso do Wi-Fi que é comum entre as pessoas: desligar o Wi-Fi a noite pode melhorar minha conexão de internet? É que isso vêm de outro hábito comum da tecnologia: desligar os aparelhos a noite para economizar energia elétrica. ⚡

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Então, se você ficou na dúvida e quer descobrir quais hábitos podem melhorar sua conexão, dá só uma olhadinha nessa matéria! 😉

E agora? Desligar o Wi-Fi a noite pode melhorar a conexão de internet?

Gente, não é necessário desligar seu roteador todas as noites. Mas, é recomendado que você reinicie ele às vezes. É que normalmente as pessoas costumam deixar o roteador ligado 24h por vários dias. Por mais que isso seja mais prático, afinal, você sempre vai ter o Wi-Fi funcionando em casa, isso não é o ideal para equipamentos eletrônicos.

Quem já teve problemas com a conexão de internet sabe que o procedimento padrão recomendado para solucionar problemas é: desligar o roteador da tomada e então ligar ele novamente. E é incrível como às vezes isso já é o suficiente para melhorar a conexão de internet, né? Sabe por quê?

Com o roteador sempre ligado sua internet fica mais sensível a picos e oscilações de energia. Isso pode acabar influenciando em travamentos no Wi-Fi. Por isso, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador desligando ele por pelo menos 30s.

Então, manter o aparelho sempre ligado não é o ideal para seu melhor funcionamento. O recomendado é que você reinicie ele pelo menos 1 vez por semana em caso de lentidão e travamentos na internet.

Isso significa que você não precisa desligar o Wi-Fi todas as noites, mas reiniciar ele pelo menos semanalmente pode melhorar sua conexão de internet. 💙

Ah! E se você notar que seu aparelho está aquecendo muito, isso pode estar relacionado por conta da fonte de energia e capacitores do seu roteador estarem ligados 24h por dia. Mas, em todos os casos de aquecimento, vale entrar em contato com sua operadora para uma avaliação técnica especialista, tá?

Prontinho! Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos. 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.