Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como conectar a internet no PC com cabo de rede

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Fevereiro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Ann H/Pexels
Ann H/Pexels

Se o Wi-Fi descomplicou a conectividade dentro e fora de casa, as conexões de internet por cabo ainda podem ser úteis para públicos específicos graças às suas peculiaridades.

Se seu intuito é navegar em redes sociais por dispositivos móveis, claro que redes sem fio são a única possibilidade. Agora, em notebooks, desktops, Smart TVs e mesmo consoles de videogame, uma conexão cabeada pode trazer grande diferença em velocidade, tempo de resposta, e estabilidade. Explicaremos a seguir o porquê disso acontecer.

Velocidade, latência e segurança: as vantagens da conexão com fios

Continua após a publicidade

Redes Wi-Fi são muito práticas para levarem o acesso à Internet a qualquer ponto de um espaço físico sem intervenções. Elas conseguem oferecer conexão o suficiente para navegação web, redes sociais, aplicativos e alguns jogos. Mas, esse tipo de rede conta com algumas desvantagens: por ser um sinal wireless, pode sofrer interferências de ondas eletromagnéticas de outros dispositivos, diminuindo a velocidade contratada.

Além disso, fazer esse “caminho” no ar com empecilhos e algumas barreiras físicas pode aumentar a latência da conexão. Ou seja, a entrega do conteúdo pode até ser ágil e condizente com a velocidade contratada, mas, até o dispositivo conseguir se comunicar com o servidor, o tempo pode ser ligeiramente maior.

Em MMORPGs e outros jogos online mais competitivos, uma baixa latência é essencial para que todo comando no computador seja interpretado quase que em tempo real. E uma baixa latência é encontrada, geralmente, em conexões com cabo de rede, já que o usuário acaba isolando de forma eficiente um ponto de sinal, que chega até o computador de forma segura e estável.

Continua após a publicidade

Ou seja, mesmo consoles podem se beneficiar de uma conexão de rede com fios. As partidas online ganham maior responsividade, e pelo isolamento desse canal de comunicação, instabilidades são menores e, geralmente, só ocorrem se há um problema com o próprio provedor do serviço, ou então algum defeito no modem, ou roteador.

Claro, existem opções mais robustas de roteadores que contam com taxas altíssimas de transmissão e outros diferenciais para otimizar a conexão Wi-Fi, mas no geral acaba sendo um investimento alto que muitos usuários podem não querer fazer.

Como conectar a Internet no PC com cabo de rede

O maior desafio para conectar a Internet no PC com um cabo de rede envolve esconder o fio que sairá do modem/roteador e chegará ao dispositivo. Ele não deve ser torcido em ângulos muito extremos para não haver risco de rompimento dos filamentos internos.

Continua após a publicidade

É preciso haver, também, o cuidado para que ele não seja amassado, por exemplo, por um móvel no meio do caminho — como um sofá, ou mesa — ou fique na altura do chão em um ambiente que eventualmente possa ser limpo com água ou outros líquidos, sob o risco de infiltração e danos permanentes.

Com isso em mente, o próximo passo é confeccionar o cabo de rede ou comprá-lo pronto. Existem alguns tipos diferenciados, como já explicamos.

Todo cabo de rede, após a crimpagem, conta com dois conectores RJ45. Uma ponta irá na saída RJ45 do modem ou roteador, e outra na placa de rede do computador, console ou Smart TV. Nos cabos convencionais tanto faz o lado escolhido, pois eles são idênticos.

Continua após a publicidade

Se o procedimento foi feito corretamente, repare que o modem/roteador irá acender um pequeno LED logo acima da porta conectada. Isso significa que o cabo não apenas foi conectado corretamente, como o aparelho identificou que a outra ponta também foi conectada no seu dispositivo e ele já pode receber o sinal.

Repare que nem sempre isso significará que a Internet está pronta para ser acessada. Em computadores Windows, é comum que após essas etapas, já apareça o símbolo de um computador com cabo de rede na bandeja de notificações, o que significa que tudo já está pronto. Mas Smart TVs e consoles podem exigir configurações adicionais.

Também repare que, diferentemente de uma rede Wi-Fi, quando seu dispositivo for conectado por um cabo de rede, não será necessário inserir nenhum tipo de senha.

Continua após a publicidade

Alguns modelos de Smart TV podem indicar por meio de um pop-up quando detectarem um conexão com fio. Assim, essa mesma janela dará acesso ao menu de configurações. Se a descartar por engano, não se preocupe: no menu principal deve haver um submenu dedicado às configurações de rede.

Em consoles, o procedimento pode ser realizado a partir das configurações do aparelho. Se você já configurou uma rede Wi-Fi para seu Xbox, Switch ou PlayStation, a boa notícia é que as opções de rede com fio estão na mesma interface.

Resumindo

Apesar do certo trabalho para esconder o fio que sai do modem/roteador até o dispositivo, conexões com cabo de rede trazem mais estabilidade para reprodução de streaming, partidas online, e sofrem menores limitações de velocidade na hora de fazer o download ou upload de arquivos muito pesados. Beneficiam particularmente Smart TVs, consoles, e computadores gamers, em especial jogadores de partidas competitivas que demandam a menor latência possível.

Continua após a publicidade

Se o seu objetivo, porém, é apenas assistir Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus e outros, além de consumir redes sociais, páginas web, e usar apps, o Wi-Fi pode poupar trabalho e funcionar perfeitamente para tais atividades. Avaliar o uso é essencial para tirar o máximo proveito de conexões com fio.

Fonte: How to Geek