SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Posso usar o WhatsApp Business para fins pessoais?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Abril de 2023 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp Business é a versão do mensageiro adaptada para comerciantes e perfis de empresas. No entanto, a quantidade de recursos exclusivos é um grande atrativo para usuários, que podem considerar o aplicativo para uso pessoal.

Dá para baixar o WhatsApp Business para uso pessoal?

Não existe nenhuma diretriz do aplicativo que impeça uma pessoa de converter a própria conta para o WhatsApp Business. O detalhe mais importante sobre a mudança é que não é possível usar o mesmo número de telefone simultaneamente para uma conta comum e outra empresarial: para usar o Business, você precisará sair da versão tradicional, e vice-versa.

Continua após a publicidade

Procurado pelo Canaltech, o WhatsApp afirmou que não há nenhuma restrição no uso pessoal da versão Business. "Vale ressaltar que WhatsApp Business foi realmente criado com as necessidades dos pequenos negócios em mente", pondera a companhia. "Os usuários que não possuem uma empresa podem continuar usando sua conta do WhatsApp Messenger gratuitamente para conversar com amigos, familiares e empresas", completa.

No momento do cadastro, o app importa o nome de contato e a foto no mensageiro, com a opção de adicionar o horário de funcionamento da empresa e outras formas de contato. Caso você tenha feito o backup da conta pessoal, poderá importar o histórico de conversas. Quando alguém iniciar um chat com você, o WhatsApp vai exibir um aviso na tela para reforçar que se trata de uma conta comercial.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business como conta pessoal?

Continua após a publicidade

Como já mencionado, o WhatsApp Business é acompanhado de diversas funções exclusivas para facilitar o gerenciamento e a exposição de empresas na plataforma. Com exceção de itens de horário de funcionamento e cardápio, algumas delas também podem ser incorporadas para fins pessoais.

Entre as vantagens mais destacadas está a opção de marcar conversas com etiquetas. O recurso permite catalogar e identificar rapidamente todos os chats do mensageiro, com opções para separar entre contatos profissionais, familiares, amigos e outras ideias personalizáveis.

Na parte visual, o destaque fica por conta da foto de capa: ao contrário da versão tradicional do WhatsApp, é possível adicionar um banner ao perfil e exibi-lo em formato parecido com o de outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

Para as conversas, o app permite criar mensagens automáticas. Quer mandar aquela mensagem de bom dia para os grupos? Basta usar um atalho e enviar o conteúdo rapidamente. Além disso, o WhatsApp Business pode ocupar menos espaço de armazenamento do que a versão comum do app.

Continua após a publicidade

Quais as ressalvas do WhatsApp Business para uso pessoal?

A mudança também possui algumas desvantagens. Entre os dois apps, a frequência de atualização pode ser diferente, então as pessoas que usam o WhatsApp convencional podem receber algumas novidades antes daqueles que utilizam o Business.

Vale a pena tomar cuidado com a configuração do perfil: as contas não oferecem tantos recursos de privacidade, como a opção de esconder a foto ou o recado da conta para desconhecidos. Além disso, se você preenche informações de endereço, seu número pode ser exposto nas buscas por empresas próximas feitas por outros usuários, o que pode colocar a sua segurança em risco.

Continua após a publicidade

Se você trabalha de forma autônoma e precisa do mensageiro para contatos profissionais, ainda existe o problema de não poder usar duas contas com o mesmo número. Nesse caso, é possível recorrer a formas de usar dois perfis do WhatsApp no mesmo aparelho, recorrer a um chip virtual ou até criar conta no Business com um número de telefone fixo.

Posso converter o perfil do WhatsApp Business para conta pessoal?

Sim. Caso você não tenha aproveitado a experiência ou queira voltar para a versão pessoal do WhatsApp, pode realizar o processo de login no aplicativo convencional para converter a conta. Entretanto, não é possível migrar o histórico de conversas.