Canaltech Responde | Tudo o que você queria saber o WhatsApp Business

Por Stephanie Kohn | 27 de Abril de 2018 às 09h52
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WhatsApp

Desde meados de janeiro, o aplicativo WhatsApp Business está disponível no Brasil. A versão corporativa do famoso mensageiro é direcionado a micro e pequenas empresas e, por enquanto, só pode ser baixado e/ou utilizado em aparelho com Android. A versão iOS ainda não tem data de estreia.

O lançamento do Business é estratégico não só para o WhatsApp como também para os empreendimentos. Segundo pesquisa da Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios fazem uso do app para negociar, se conectar com clientes e a até fechar transações.

No Brasil, 87% das pequenas e médias empresas que usam o WhatsApp acham que a plataforma permite se comunicar melhor com os clientes, e 81% acham que isso ajuda a expandir seus negócios. Mas o WhatsApp foi criado para as pessoas, então, para melhorar a experiência de negócios, criaram o WhatsApp Business, que oferece às empresas uma presença oficial no app, além de ferramentas que facilitam a conexão com clientes.

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O Canaltech reuniu algumas das principais questões dos leitores e esclarece abaixo:

1. Como funciona o WhatsApp Business desde o cadastro

Para usar o WhatsApp Business, basta fornecer endereço da empresa, o telefone e a descrição do negócio. Haverá verificação do número para confirmar a existência da empresa e se o número pertence a determinado negócio. A empresa poderá informar também o site, endereço e horário de funcionamento. Se você já usa o app, pode continuar usando como de costume, sem baixar nada, basta incluir sua conta da empresa. Quem ainda não tem o app é necessário baixar na Google Play Store. Veja o vídeo.

2. Quais são aos recursos exclusivos do WhatsApp Business?

• Perfis de negócios: ajude os clientes com informações úteis, como uma descrição da empresa, endereços de e-mail ou da loja e um site;
• Ferramentas de Mensagens: economize tempo com as ferramentas de mensagens inteligentes - respostas ágeis que fornecem soluções rápidas para as dúvidas mais frequentes, mensagens de saudação que apresentam os clientes à sua empresa e mensagens que informam se você está ocupado;
• Estatísticas de mensagens: analise métricas simples como o número de mensagens lidas para ver o que está funcionando;
• Marcadores: organize seus contatos ou chats com marcadores para que você possa encontrá-los facilmente;
• WhatsApp Web: envie e receba mensagens com o WhatsApp Business no seu computador;
• Tipo de conta: as pessoas saberão que estão falando com uma empresa porque você será listado como uma conta comercial. Com o tempo, algumas empresas terão o status de Conta Confirmada quando for confirmado que o número de telefone cadastrado corresponde a um número de telefone comercial.

3. Para que tipo de negócios o WhatsApp Business é indicado?

O WhatsApp Business foi criado pensando no micro e pequeno empresário.
 
4. A empresa precisa pagar por algum recurso dentro do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é gratuito para download - e o conjunto de recursos de mensagens e suas capacidades atuais permanecerão gratuitos.
 
5. Qual é a política de spams do WhatsApp Business?

O app tem recursos robustos para detecção de spam. Os usuários têm controle total sobre as mensagens que recebem, com a capacidade de bloquear qualquer número, incluindo empresas, e denunciar spam. A ideia é que as pessoas vejam mensagens importantes para elas. As pessoas têm controle sobre as mensagens que recebem e podem bloquear uma empresa a qualquer momento, com o toque de um botão.

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