Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Surface Laptop Studio 2 vaza com novos chips Intel e Nvidia RTX 4000

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Fevereiro de 2023 às 13h39

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Aguardado como o próximo laptop premium da Microsoft para profissionais, o Surface Laptop Studio 2 foi encontrado nesta semana em uma série de registros no banco de dados do Geekbench 6, indicando que a segunda geração do aparelho deve trazer configurações significativamente mais poderosas que o antecessor. Além dos novos processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração, a novidade deve contar com versões munidas das Nvidia GeForce RTX 4000, fornecendo muito mais performance para criadores e até mesmo gamers.

Ainda sem um nome definido, o dispositivo aparece em diferentes testes com configurações variadas sob o nome "OEMEL Product Name EV2". Segundo fontes do site Windows Central, trata-se do Surface Laptop Studio 2, atualizado com os novos chips de Intel e Nvidia. Entre os modelos testados, o que chama atenção é o mais poderoso, com um Intel Core i7 13800H, de 14 núcleos e 20 threads (6 P-Cores + 8 E-Cores) rodando a até 5,2 GHz, impressionantes 64 GB de RAM DDR5-5200 e GPU Nvidia GeForce RTX 4060 8 GB.

Continua após a publicidade

Com essas especificações, o processador foi capaz de entregar 2.564 pontos em single-core e 12.463 pontos em multi-core, um enorme salto de desempenho frente ao primeiro Surface Laptop Studio. Em comparação, um dos resultados do modelo antigo em sua versão mais potente, com Intel Core i7 11370H (4 núcleos e 8 threads a até 4,8 GHz) e 16 GB de RAM DDR4-4266, apresenta 1.989 pontos em single-core e 6.752 pontos em multi-core, representando ganhos massivos de 30% e 85%, respectivamente, para a nova geração.

Os avanços da GPU também surpreendem: rodando o teste de computação, baseada na API OpenCL, a RTX 4060 foi capaz de marcar 81.285 pontos. Já a RTX 3050 Ti, presente no Surface Laptop Studio original mais potente, oferece apenas 46.281 pontos, salto de mais de 75% para o chip gráfico mais recente. Mesmo que não represente cenário de uso real, focando especificamente em cálculos, esse benchmark dá uma ideia do que podemos esperar.

A potência significativamente maior do Surface Laptop Studio 2 é muito bem-vinda, não apenas pelo espaço de tempo de lançamento desde a primeira geração, como pelo própria performance que a antiga geração oferecia. Apesar de ter sido elogiado pela proposta ousada da tela 360° e a construção premium e compacta, o primeiro Surface Laptop Studio foi criticado por trazer hardware bem mais simples que o de concorrentes, ainda que a velocidade fosse sólida.

Continua após a publicidade

A linha foi apresentada em outubro de 2021 como uma espécie de Surface Studio portátil, por permitir que o display fosse totalmente rotacionado e posicionado como uma mesa digitalizadora para artistas e criadores de conteúdo. Ainda segundo as fontes do Windows Central, o sucessor praticamente não terá mudanças visuais e focará assim no processamento, devendo estrear muito em breve, na primavera norte-americana de 2023 (entre março e maio).

Fonte: Windows Central, NotebookCheck